TRI LEGAL

Kakuta assume secretaria em Porto Alegre

Tudo indica que a cidade estava guardando a secretaria de Desenvolvimento para executiva.

11 de fevereiro de 2026 - 07:42
Susana Kakuta. Foto: Alex Rocha/PMPA.

Susana Kakuta. Foto: Alex Rocha/PMPA.

Susana Kakuta, uma figura conhecida no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, foi nomeada como secretária de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre nesta terça-feira, 10. 

A pasta estava há quase dois meses sem titular, após a saída da vereadora Fernanda Barth (PL). A nomeação já foi publicada no Diário Oficial.

Kakuta foi indicado pelo deputado federal Luciano Zucco (PL). Em nota, o PL afirmou que "vê na escolha um passo estratégico fundamental para o fortalecimento da economia da capital gaúcha".

Não é a primeira vez que Kakuta ocupa um cargo público. Ela foi presidente da CaixaRS, o banco de fomento do Rio Grande do Sul, entre o final do governo Rigotto (PMDB) e o começo do governo Yeda Crusius (PSDB).

Mais tarde, foi presidente do Badesul, outro banco de fomento gaúcho, durante a maior parte do governo Sartori (PMDB), assumindo a secretaria de Desenvolvimento Econômico na reta final. 

A diferença agora é a visibilidade da função e o grupo político por detrás. A secretaria do Desenvolvimento Econômico é uma das principais pastas no organograma da prefeitura de Porto Alegre.

Ao que tudo indica, a vaga estava guardada para Kakuta. A antecessora deixou o cargo no meio de dezembro, e ainda na semana passada Zucco esclareceu ao jornal local Zero Hora que estava aguardando o novo indicado “terminar algumas missões que tinha”.

No final de janeiro a Fiergs anunciou a saída de Kakuta da federação de indústrias gaúcha, onde a executiva era diretora do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS. 

Kakuta também tem passagens importantes na academia e iniciativa privada. Ela foi CEO do Tecnosinos, o parque tecnológico da Unisinos em São Leopoldo e nos últimos tempos estava envolvida no Prado Tech, uma iniciativa do gênero com dinheiro de grandes investidores em Gravataí.

Nos últimos tempos, boa parte do que tem avançado em Porto Alegre em termos de desenvolvimento tem que ver com o setor de tecnologia, no qual a capital gaúcha tem centros tradicionais como o Tecnopuc, e também novas iniciativas badaladas como o Instituto Caldeira. 

Em termos políticos, a Kakuta podia ser considerada um quadro do PSDB e do PMDB, dois partidos que estão em baixa no Rio Grande do Sul no momento. 

O PL de Zucco, por outro lado, está em alta. O político já foi anunciado como pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, tem ampliado sua base de apoio com a adesão de partidos de centro e direita à pré-campanha. 

O movimento consolida o parlamentar como o principal nome do campo bolsonarista na disputa estadual, em conversas para obter o apoio de siglas como Novo, Podemos e PP.  

A tendência é que Zucco polarize a campanha com o candidato petista, o que abre portas para Kakuta fazer novos voos em um futuro próximo.