
Sam Altman e Satya Nadella. Foto: divulgação.
A Microsoft vai integrar o novo conselho administrativo da OpenAI, criadora do ChatGPT e uma de suas investidas, pela primeira vez, porém como membro observador sem direito a voto.
A novidade foi anunciada por Sam Altman, CEO da OpenAI, em um post no blog da companhia. No texto, ele também esclareceu outras mudanças que ficaram em aberto desde a polêmica de sua demissão.
Segundo Altman, Greg Brockman, que havia deixado a empresa em solidariedade ao desligamento do colega, voltará a exercer o cargo de presidente da companhia.
Mira Murati, Chief Technology Officer (CTO) que assumiu como CEO interina durante a ausência de Altman, também volta ao seu cargo antigo.
Com o retorno do CEO, o foco da OpenAI recai sobre formar um conselho mais permanente, qualificado e diversificado. A meta é que haja uma ampliação considerável em seu número de membros.
Além disso, a prioridade é melhorar a estrutura de governança da empresa, para evitar um novo episódio em que o conselho demita um executivo sem consultar seus principais investidores.
Para tanto, será criado um comitê independente para supervisionar a revisão dos eventos recentes, conforme revela o site Bloomberg.
NOS ÚLTIMOS CAPÍTULOS
Altman havia sido demitido no dia 17 de novembro. No dia 20, foi contratado pela Microsoft, para liderar uma “nova equipe e inteligência artificial avançada” na companhia.
No desligamento, a justificativa foi que o profissional “não foi sincero em suas comunicações com o conselho”, conforme reporta o InfoMoney, decisão que gerou reação negativa por parte dos investidores.
Com a demissão de Altman, o presidente Greg Brockman e mais de 600 colaboradores assinaram uma carta aberta ameaçando uma saída coletiva caso o conselho não se demitisse e restituísse o cargo do CEO.
Brockman e alguns desses outros funcionários deveriam se juntar a Altman na Microsoft, que desde janeiro deste ano investe na tecnologia da OpenAI.
Já no dia 22, o CEO retornou à OpenAI como parte de um acordo que inclui a formação de um novo conselho para a empresa.
O grupo administrativo será liderado por Bret Taylor, ex-CEO da Salesforce, e composto por Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, e Adam D’Angelo, CEO da Quora.