FARMA

Myralis migra SAP para o Google Cloud

ERP agora está na nuvem, em um projeto feito em três meses pela Santo Digital.

26 de agosto de 2021 - 12:36
Myralis é a maior fabricante de vitamina D do mercado brasileiro. Foto: Pexels.

Myralis é a maior fabricante de vitamina D do mercado brasileiro. Foto: Pexels.

A farmacêutica Myralis migrou o seu sistema de gestão SAP ECC 6 para a nuvem do Google, em um projeto com consultoria da Santo Digital, parceira da gigante de cloud.

O software de ERP da SAP, na última versão anterior ao novo S/4 Hana, está em uso na empresa há seis anos, rodando on premise e controlando desde a produção até o financeiro. 

A migração foi feita em três meses, passado a entregar em minutos processos que costumavam demorar horas, uma vez que a infraestrutura anterior não permitia rodar múltiplas ações de forma simultânea, sem comprometer o desempenho.

A equipe da Myralis calcula uma melhoria de 80% na usabilidade do sistema, resultado de uma alta performance e baixa latência, mesmo com uma comunicação feita via VPN (rede virtual privada). 

A geração de relatórios passou de horas para minutos, assim como os processos de backup e restauração de dados. Hoje, é possível restaurar um ambiente SAP em até seis minutos.

A nova infraestrutura é baseada no Compute Engine, um serviço do Google Cloud que possibilita criar e executar máquinas virtuais. 

Ela permitiu ampliar o número de integrações com outros serviços, como o sistema da Secretaria da Fazenda ou ambientes legados da empresa.

A empresa também adotou soluções do Google Cloud em outras frentes, com foco especialmente em análise de dados e microsserviços.

"Quando procuramos a SantoDigital e o Google Cloud, pensávamos que, por sermos uma empresa média, brasileira, talvez seríamos só mais uma para eles. E não foi o que sentimos. Tivemos uma conversa muito bacana sobre futuro e estratégia, as portas foram abertas de uma maneira bem diferente dos outros parceiros", relembra Denis Carnevalli, diretor de tecnologia da Myralis.

A Myralis é a maior fabricante de vitamina D do mercado e líder com a marca DPREV. 

O depoimento de Carnevalli é música para os ouvidos do Google, que está em meio de uma ofensiva de mercado no Brasil para se provar um fornecedor viável justamente para clientes nesse porte, em especial em projetos envolvendo SAP.

A Myralis é a maior fabricante de vitamina D do mercado brasileiro e líder com a marca DPREV, atuando também nos segmentos de saúde infantil, feminina, osteo e dor, gástrica, mental e respiratória.

Os planos ganharam um impulso recentemente, com o anúncio por parte do Google e do SAP de uma “ampliação da parceria” entre as empresas, visando facilitar a migração dos clientes da SAP para o Google Cloud, assim como o uso de tecnologias de inteligência artificial do Google.

Já antes disso, o Google Cloud vinha reforçando sua operação latino americana com executivos vindos da SAP, como é o caso de  Alberto Oppenheimer, diretor de soluções e vendas para a América Latina do Google Cloud, que tem mais de 20 anos de experiência no mundo SAP.

Parceiros são uma parte importante dos planos do Google Cloud, e a Santo Digital é um dos mais relevantes entre eles, com 70 funcionários e atende a cerca de 1,3 mil clientes no Brasil, entre eles Nubank, Grupo Abril, Dimep e BWG. O faturamento em 2019 foi de R$ 42 milhões, o dobro do registrado no ano anterior.