BRASÍLIA

Nely Aquino assume Comissão de Ciência e Tecnologia

Deputada em primeiro mandato foi vereadora em Belo Horizonte.

14 de março de 2024 - 10:07
Nely Aquino (Podemos-MG) durante sessão de eleição | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Nely Aquino (Podemos-MG) durante sessão de eleição | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Nely Aquino (Podemos-MG), deputada federal em primeiro mandato, será a presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da Câmara dos Deputados.

A Câmara tem 30 comissões sobre diferentes temas, e as presidências foram distribuídas por meio de um acordo entre os partidos, respeitando o tamanho das bancadas no Congresso.

É um processo protocolar na maioria do tempo. Nessa ocasião, gerou debate a nomeação do PL para Comissão de Educação: Nikolas Ferreira (PL-MG), um jovem bolsonarista algo histriônico (e também o deputado federal mais votado no país). 

Aquino, por sua parte, não chega a ser exatamente um peso pesado da Câmara. Além de estar em primeiro mandato, sua experiência prévia é de dois mandatos como vereadora em Belo Horizonte, onde chegou a ser presidente da Câmara de Vereadores.

A nova presidente da CCT teve um envolvimento circunstancial com o tema Ciência e Tecnologia no passado, com projetos de lei de combate a crimes cibernéticos no contexto de violência doméstica.

Ela também foi responsável por pareceres de tópicos que rondam o setor de Ciência e Tecnologia, como habilidades digitais, com incentivo ao ensino de robótica (PL 1106/2023); e proteção de dados, na análise de critérios para o uso de reconhecimento facial em estádios.

O perfil não é atípico para a CCT. Luísa Canziane (PSD-PR), a presidente anterior, era na época deputada federal em segundo mandato.