
Bruno Consul.
A Neo, até o ano passado conhecida como Neobpo, acaba de criar um cargo de VP, o único do seu organograma, visando promover a área de Digital da companhia.
Quem assume a posição é Bruno Consul, que já estava no board de diretores desde o ano passado, quando foi contratado para assumir a posição de Chief Digital Officer.
Consul veio da Capgemini, onde era head de uma área focada em dados e inteligência artificial, a DCX.
O profissional também fundou uma consultoria de tecnologia focada em marketing, a W3Labs e passou por cargos na área técnica na Complex, Target Software e GoNow.
“Chegar à vice-presidência é o reconhecimento e a materialização do trabalho que estamos realizando e, ao mesmo tempo, ter ainda mais velocidade para colocar em prática outras ações que certamente guiarão o nosso crescimento nos próximos anos”, afirma Consul.
Na Neo, Consul formou um time com 150 colaboradores, que teve papel decisivo no desenvolvimento de novos produtos e na compra da Wasys, uma startup de Curitiba especializada em automação de processos, e da S3ND, startup gaúcha especializada em marketing omnichannel.
Ambas empresas tem tecnologia com uma aplicação direta para o negócio da Neo, que é fazer o outsourcing de processos de negócios de seus clientes (BPO, na sigla em inglês que saiu do nome da Neo no ano passado).
Esse é um trabalho normalmente intensivo em mão de obra. Não à toa, a Neo tem 15 mil colaboradores em 11 unidades espalhadas pelo Brasil. Também é um ramo que não é geralmente associado com tecnologia de ponta ou grandes inovações.
A adoção em peso de tecnologia, no entanto, pode fazer uma grande diferença na lucratividade. Em 2020, a Neo divulgou a meta de obter 10% do seu faturamento com serviços digitais.
O interessante é que a Neo já foi parte de uma grande empresas de tecnologia: ela surgiu a partir de um spin off da Tivit, uma das maiores do setor, ainda em 2017.
“A nomeação do Bruno como vice-presidente faz parte de uma estratégia de médio prazo, que traçamos para modernizar cada vez mais a nossa empresa, abrindo possibilidades de ofertarmos a nossa base de Clientes serviços e softwares complexos como IA , Raas, Saas, entre outros", afirma Eraldo de Paola, CEO da Neo.