TERRENOS

OLX cria joint venture com Dataland

Companhia vai integrar sua solução de geomonitoramento à plataforma de inteligência imobiliária.

10 de fevereiro de 2026 - 16:30
Foto: Deposit Photos.

Foto: Deposit Photos.

A Dataland, plataforma de inteligência imobiliária, e o Grupo OLX, principal marketplace de classificados para negócios imobiliários no Brasil, acabam de formar uma joint venture para desenvolver uma plataforma de gestão integrada de landbank no Brasil. 

Landbank é a estratégia de adquirir, acumular e gerenciar terrenos com potencial de valorização para desenvolvimento imobiliário futuro, seja para incorporação, venda ou novos projetos.

Entre os pilares da joint venture, está a integração da Geoimovel, solução de geomonitoramento do Grupo OLX, à Dataland. O objetivo é proporcionar maior robustez às informações para a tomada de decisão de incorporadoras, bancos e gestoras. 

De um lado, a Geoimovel cobre mais de 300 municípios brasileiros, reunindo informações sobre lançamentos, preços, estoque e velocidade de vendas dos lançamentos imobiliários.

De outro, a Dataland, que é uma das investidas do multi family office GHT4, analisa mais de 300 variáveis dos terrenos, incluindo zoneamento, potencial construtivo, outorga onerosa e parâmetros urbanísticos.

Segundo as empresas, a combinação desses dados permite estimar, com maior precisão, o potencial real de cada terreno e reduzir incertezas na fase inicial dos projetos.

“Ao unir a inteligência do mercado primário que a Geoimovel tem à expertise urbana da Dataland, vamos oferecer ao setor um olhar 360º para originação, análise, priorização e governança de terrenos, que são etapas decisivas para a incorporação imobiliária”, explica Marcos Leite, CRO do Grupo OLX.

Na prática, isso se dará por meio de uma plataforma digital que centralizará dados mercadológicos, parâmetros urbanísticos, histórico de negociações e documentação.

Ao reunir todas essas informações em um único fluxo, a ideia é solucionar momentos sensíveis da jornada do landbank, como a escolha do terreno e o acesso ao financiamento.

“A iniciativa surge em um momento em que a avaliação dos terrenos passou a ocupar papel central na estratégia das incorporadoras. Pressionado por juros elevados, maior seletividade de capital e margens mais estreitas, o setor imobiliário tem sido levado a rever processos historicamente baseados em análises fragmentadas, baixa padronização e forte dependência de intuição”, explica Ivan Bermudes, CEO da Dataland.

A Dataland é uma plataforma de inteligência imobiliária que consolida aproximadamente 300 camadas urbanas de dados públicos e privados, oferecendo produtos e serviços destinados à análise, pesquisa e decisão de terrenos no mercado imobiliário. 

O objetivo é conectar oportunidades de terrenos com incorporadores, estruturando uma solução integrada para gestão de landbanks.

Já o Grupo OLX é um marketplace de classificados líder na compra e na venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, automóveis e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.

Os seus acionistas são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados on-line: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.