
René Abe, presidente e CEO da Rakuten Brasil. Foto: Divulgação.
A Rakuten Digital Commerce acaba de lançar o programa de canais da marca, intitulado Rakuten Reseller Program.
Os participantes do Rakuten Reseller Program não vão pagar taxas fixas ou percentuais por cada projeto implantado. Para se tornar um parceiro, há uma anuidade de R$ 999.
“A agência não pagará nada por projeto à Rakuten. O trabalho delas é intenso, árduo e não achamos justo apenas jogar custos sobre o que consideramos parceiros valiosos. É preciso que a indústria de plataformas se mobilize para achar meios de trabalhar diferente” – diz René Abe, presidente e CEO da Rakuten Brasil.
Inicialmente, a meta da companhia é cadastrar 30 agências digitais como parceiras.
“Nossa missão sempre foi trabalhar de forma simbiótica com as lojas e alavancar o negócio de nossos parceiros. Essa é mais uma etapa dentro desse raciocínio, só que agora trazendo agências de publicidade e marketing digital para colaborarem conosco, criando uma verdadeira aliança nessa busca de levar o comércio eletrônico brasileiro ao patamar mais alto em termos de inovação”, diz Abe.
Ao aderir ao Rakuten Reseller Program, as agências passam a integrar a Aliança de E-commerce da Rakuten Brasil. Com isso, podem utilizar ferramentas como o gerenciador de layouts Rakuten Freedom Layout Builder.
A Rakuten, presente no Brasil desde 2011, fornece tecnologia de e-commerce para marcas como LePostiche, Nespresso, Panasonic, Hope, entre outras.
No início do ano, a companhia optou pela terminação de seu modelo de marketplace, divisão que parecia estar em aceleração no último ano. O foco da empresa passou a ser o fornecimento d1e serviços para e-commerce.
O Rakuten Shopping passou a se chamar Rakuten Performance Marketplace, mudando operações de back-office de maneira a proporcionar a integração dos sistemas Rakuten Nexus, Rakuten Genesis e Rakuten One, usando uma estrutura de SaaS para a oferta de produtos em marketplaces variados.