IMPASSE

Rio e São Paulo torcem nariz para Uber Moto

Modalidade chegou às duas maiores cidades do país nesta semana.

06 de janeiro de 2023 - 10:31
O Uber Moto está disponível em 160 cidades do país. Foto: Divulgação

O Uber Moto está disponível em 160 cidades do país. Foto: Divulgação

O Uber Moto, nova modalidade de transporte oferecida no aplicativo, foi inaugurado em São Paulo e no Rio de Janeiro na última quinta-feira, 5, e já enfrenta obstáculos nas duas maiores cidades do país.

Na capital paulista, a prefeitura pediu a suspensão imediata do serviço, afirmando que foi "pega de surpresa'' com o início da operação e que a modalidade não está regulamentada.

Segundo o g1, o Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) de São Paulo entrará em contato com a empresa "para solicitar a imediata suspensão da atividade, além dos devidos esclarecimentos por parte da Uber, uma vez que a empresa não informou a Prefeitura de São Paulo sobre o início da operação dessa opção de mobilidade".

No momento, a orientação da prefeitura é que o serviço seja suspenso até a realização de uma reunião para entender melhor a modalidade. A Uber, por sua vez, afirma que ainda não foi avisada sobre a suspensão.

Já no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que vai proibir o serviço pois a empresa quer tirar dinheiro dos mototaxistas. 

"Vamos fiscalizar e tirar da rua se se engraçarem aqui”, afirmou Paes ao g1.

De acordo com o prefeito, se a plataforma insistir com o serviço na cidade, a administração municipal irá à Justiça.

Em nota, a Uber afirma que a modalidade Moto é uma atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e é distinta de "categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi".

"A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros — e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios — não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido", afirma a empresa.

Em funcionamento desde 2020 no Brasil, o Uber Moto está disponível em 160 cidades. A opção é mais barata que o Uber X, modalidade de carro com o menor preço disponível na plataforma. 

“Antes de desembarcar nas duas maiores cidades brasileiras, passamos mais de dois anos estudando o uso do produto em diversos lugares e avaliamos o comportamento que o Uber Moto teve em diferentes municípios brasileiros”, destaca Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil.

Segundo a Uber, os motociclistas oferecem capacete ao passageiro, que também pode viajar com seu próprio equipamento de segurança. A cada corrida, o item deve ser higienizado, como uma medida de proteção à Covid-19. 

Os motoristas que quiserem aderir à modalidade devem ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva com a observação de atividade remunerada (EAR).