CONSTRUÇÃO

Saint-Gobain automatiza dados de produção com AutoU

Projeto de startup brasileira envolve dados da operação industrial da gigante.

26 de novembro de 2025 - 10:21
Saint-Gobain é uma gigante do varejo. Foto: Depositphotos.

Saint-Gobain é uma gigante do varejo. Foto: Depositphotos.

A Saint-Gobain, uma das maiores fabricantes e varejistas de material de construção do país, contratou a tecnologia da AutoU, para automatizar, centralizar e converter dados de produção complexos.

Com operações em mais de 75 países, a Saint-Gobain gera um amplo volume de dados operacionais e de produção. 

No entanto, grande parte dessas informações estava distribuída em sistemas distintos e dependia de rotinas manuais, o que limitava a conversão rápida de dados em impacto financeiro. 

Neste cenário, o objetivo era tratar os dados sem adicionar complexidade para as equipes ou depender de análises consultivas demoradas. 

A solução foi a criação da "Replica Aí", plataforma de inteligência operacional treinada diretamente nos dados da operação industrial da Saint-Gobain, com a finalidade de aprender seus padrões, indicadores críticos e a relação entre as variáveis de produção. 

A ferramenta conecta fontes de dados industriais e corporativas, automatiza análises antes feitas manualmente e detecta desvios e oportunidades, recomendando ações operacionais com impacto financeiro direto. 

Além dos mais de R$ 15 milhões em resultados financeiros diretos já gerados, a implementação resultou na redução de desperdícios, na melhora no uso do capital industrial e no aumento significativo na velocidade da resposta operacional.

“Desde o inicio até aqui evoluímos muito, tanto em fluxo como com a plataforma. Hoje no Replica temos interação de 26 fábricas, de diferentes lugares e com diferentes pessoas", afirma Gustavo Moreno, Analista de WCM Corporativo da Saint-Gobain.

No mercado brasileiro desde 1930, a Saint-Gobain possui mais de 12 mil funcionários e 58 fábricas no Brasil, além de 52 centros de distribuição, três mineradoras, 78 lojas, seis escritórios e um centro de pesquisa e desenvolvimento.

Entre as marcas que atende, estão nomes como Quartzolit, Brasilit, Isover, Placo, Sekurit (vidros automotivos) e PAM (tubos de ferro fundido).

Criada em 2021, a AutoU é uma startup brasileira que desenvolve soluções digitais sob medida com foco em inteligência artificial aplicada à operação de grandes empresas. 

Desde seu lançamento, a empresa já realizou mais de 150 projetos para clientes como Nestlé, L’Oréal, Stellantis, B3, Pratt & Whitney e outros, gerando impacto para mais de 100 mil colaboradores em mais de 15 países.