.png?w=730)
Sicredi conta com 7,5 milhões de associados e 2,7 mil agências em todos os estados brasileiros (Foto: Divulgação)
O Sicredi, instituição financeira cooperativa gaúcha, atualizou sua infraestrutura de rede com uma solução de SD-WAN da Cisco, norte-americana especializada em redes definidas por software, nuvem e segurança.
Desenvolvido pela Logicalis, multinacional de serviços de TI e comunicação, o projeto buscava desenvolver um ambiente compatível com o crescimento dos negócios e consistiu na substituição da infraestrutura em rede iWAN.
Ao todo, foram contempladas mais de 2,7 mil agências no Brasil inteiro, com o desafio de reestruturar os serviços ao mesmo tempo em que se mantinha a plena performance da operação.
Pensando nisso, a rede foi habilitada pela Viptela/IOS XE, uma arquitetura de nuvem aberta e programável.
Além disso, a estrutura conta com o console Cisco vManage, que, segundo a empresa, estabelece rapidamente a sobreposição de SD-WAN, podendo ser utilizado para conectar data centers, filiais, campus e instalações compartilhadas, melhorando a velocidade, segurança e eficiência da rede.
A rede foi originalmente implementada em 2021 com foco nas regiões Centro-Oeste e Norte do país e a nova etapa foi concluída nacionalmente em 2023. Até fevereiro do ano passado, cerca de 800 agências haviam sido migradas, com 95% do rollout realizado.
Com isso, a Logicalis superou a meta de entregar 500 agências no primeiro ano de projeto, concluindo a migração de todas as unidades no fim de 2023.
Agora, a instituição afirma possuir uma arquitetura de rede mais segura e com maior amplitude de meios de transmissão, compatível com tecnologias 4G e 5G.
Outro benefício apontado na solução é a facilidade de gestão, uma vez que ela centraliza em uma única tela a visibilidade de todo o ambiente de rede.
Com mais de 120 anos de atuação, o Sicredi conta com 7,5 milhões de associados e 2,7 mil agências em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
A Logicalis é uma multinacional britânica que entrou forte no Brasil em 2008, com aquisição de uma participação majoritária na Promon Tecnologia, uma empresa com um faturamento de US$ 140 milhões em 2007. Na época, a Promon era a maior parceira Cisco no país.
Hoje, a Logicalis possui escritórios nas cidades de São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. A companhia trabalha com marcas como AWS, Cisco, Microsoft, Akamai, Citrix, Dell, IBM e Red Hat.
Entre os seus clientes no país, estão Intelbras, Usina Coruripe, Hospital Israelita Albert Einstein e Yamaha.