
No total, cerca de 69% dos graduandos brasileiros estão empregados. Foto: Marcos Santos/USP imagens
Cerca de oito em cada dez estudantes formados na área de tecnologia da informação (TI) conseguem uma vaga de emprego em até um ano após a graduação.
A informação foi divulgada por uma pesquisa sobre empregabilidade da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
Nela, foram avaliados cerca de 2 mil estudantes que se formaram entre 2020 e 2021, tanto para os que estudaram presencialmente quanto a distância.
A pesquisa, que foi realizada em parceria com a Symplicity, uma consultoria de recursos humanos, revelou também que 82% dos graduandos de TI estão empregados.
As cifras colocam os cursos de TI entre os que melhor empregam os estudantes.
Em outros cursos, como nas engenharias, 77% estão no mercado de trabalho e 93% atuam na área.
Já no Direito, 53% estão empregados e 63% atuam na área de formação. No total, cerca de 69% dos graduandos brasileiros estão empregados.
Quanto ao tipo de formação e empregabilidade, 81% dos formados fizeram bacharelado, 69% fizeram licenciatura e 51% são tecnólogos.
Em relação ao posicionamento no mercado de trabalho, 48,8% dos graduados da área de TI ocupam posições formais, 10,8% são autônomos ou liberais e 2,7% são empresários. Já 2,8% estavam informais.
Conforme a pesquisa, a remuneração média dos formados é de R$ 3,8 mil, aproximadamente três salários mínimos.