Foto: Divulgação
A TotalEnergies, uma grande empresa francesa do setor petroquímico e energético, implementou 30 mil licenças do Microsoft 365 Copilot, assistente de inteligência artificial generativa da big tech.
Integrada à suíte de produtividade da Microsoft, que inclui softwares como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams, a ferramenta se baseia em modelos de LLM para gerar, resumir e interpretar texto e funcionalidades específicas para produtividade, como resumir e-mails, gerar apresentações e criar análises em Excel.
Inicialmente testada com um pequeno grupo de colaboradores no final de 2023, a solução foi apresentada à alta gestão no início de 2024 e, em poucas semanas, implementada para quase 30 mil funcionários.
Simultaneamente, o grupo desenvolveu uma jornada estruturada de integração para consolidar sua cultura de IA.
Para incentivar a adoção da solução, a companhia também investiu na sensibilização e desenvolvimento de competências de seus funcionários, combinando treinamentos presenciais, webinars, sessões de perguntas e respostas e recursos dedicados.
Uma equipe exclusiva foi designada para supervisionar essa estratégia, atender às necessidades dos usuários e fornecer suporte contínuo.
Hoje, 70% dos usuários recomendam o Copilot aos colegas e o utilizam semanalmente, o que demonstra a integração fluida às operações diárias e refletem sua ampla aceitação entre os funcionários.
“Nossa abordagem envolve cultivar uma cultura robusta de IA, garantindo que uma base ampla de colaboradores esteja bem familiarizada com essas tecnologias”, conclui Olivier Lacroze, diretor de serviços globais de tecnologia da informação da TotalEnergies.
Fundada em 1924 na França, a TotalEnergies conta com três centrais solares e dois parques eólicos em funcionamento. No total, são 300 megawatts em energias renováveis. Em 2024, a empresa registrou receita de US$195.61 bilhões.
