
a Unimed Grande Florianópolis conta com mais de 270 clínicas, 90 laboratórios e 20 hospitais. Foto: Divulgação/Unimed
A Unimed Grande Florianópolis, cooperativa que atende 17 cidades de Santa Catarina, adotou o Autorizaí, software de inteligência artificial para regulação de procedimentos médicos da Triágil, startup carioca de soluções para a área da saúde.
Segundo a empresa, a solução foi adotada para automatizar o processo de autorizações de procedimentos. Mensalmente, cerca de 20 mil solicitações do tipo são realizadas na regional.
"Entendemos que precisaríamos impactar positivamente a experiência dos pacientes e, em paralelo, garantir à operadora otimização dos processos e controle de custos operacionais e assistenciais”, explica Rodrigo Soares, analista de autorização e facilitador do projeto na Unimed Florianópolis.
Inicialmente, o Autorizaí foi implementado nas guias de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que representam 9 mil solicitações mensais.
Nos primeiros cinco meses de implantação, 14 mil solicitações foram automatizadas pela solução.
"Se considerarmos a base histórica, as mesmas guias ficariam em análise por cinco dias úteis, em média. A partir do uso da tecnologia, os mesmos 14 mil beneficiários receberam a finalização de forma imediata”, compara Magáli Espindola, coordenadora de autorização na Unimed Grande Florianópolis.
Fundada em 1971, a Unimed Grande Florianópolis oferece serviços e planos de saúde a 17 cidades de Santa Catarina e possui mais de 1,7 mil médicos cooperados.
A cooperativa conta com mais de 200 mil clientes, mais de 270 clínicas, 90 laboratórios e 20 hospitais.
Já a Triágil foi fundada em 2017 e lista 31 funcionários em seu LinkedIn. Suas soluções são utilizadas pela Zitrus, Unimed Lab, Startup Rio, VitAll, Z Labs, Solus, entre outras empresas da área da saúde.