DADOS

Seguros Unimed migra para data lakehouse com AWS

Até então, a empresa armazenava e processava seus dados em data warehouses distintos.

11 de abril de 2023 - 17:32
Wilson Leal, diretor executivo de mercado e tecnologia da Seguros Unimed. Foto: divulgação.

Wilson Leal, diretor executivo de mercado e tecnologia da Seguros Unimed. Foto: divulgação.

A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, migrou toda a sua base de dados para uma plataforma única, sob o modelo data lakehouse, com tecnologia da Amazon Web Services (AWS).

Até então, a seguradora armazenava e processava seus dados em data warehouses distintos. Isso dificultava a governança e a qualidade das informações geradas, além de ter um alto custo.

Após identificar essa necessidade de melhorar a gestão de seus recursos e de se adequar às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a empresa, que já trabalhava com a AWS desde 2021, optou pela migração. 

“Queríamos oferecer uma maneira mais vantajosa de uso das nossas tecnologias, permitindo otimizar a utilização de recursos de máquina e redução de custos, se comparada à implementação on-premise”, explica Paulo Cunha, diretor-geral para setor público da AWS no Brasil.

Segundo a AWS, o data lakehouse combina a escalabilidade e a flexibilidade do data lake com o desempenho e a governança do data warehouse, de modo que as equipes e áreas de negócios passem a ter acesso padronizado e otimizado às informações.

“A decisão de migrar tudo para o data lakehouse e com o apoio da AWS foi tomada no intuito de reforçarmos o compromisso da empresa em utilizar tecnologias avançadas para melhor atender a seus segurados e usuários”, explica Wilson Leal, diretor executivo de mercado e tecnologia da Seguros Unimed.

O processo de migração levou cerca de um ano e meio para concluir sua primeira fase. Diversas áreas da empresa foram envolvidas, como Riscos, Compliance, TI, Gestão de Dados, Infraestrutura e Segurança da Informação.

Essa fase inicial priorizou a área de Saúde, responsável pelo maior faturamento da empresa, e está sendo usada como exemplo para que sejam feitos ajustes a serem aplicados nas demais linhas de negócio.

Para facilitar o uso das ferramentas, a Seguros Unimed criou um data lab voltado à capacitação dos colaboradores quanto ao uso de dados. Os primeiros treinamentos foram sobre as ferramentas Data Robot, Power BI e EMR Studio.

Além da inovação associada à cultura baseada em dados, a companhia estima que, somente em relação a fraudes, terá uma economia de cerca de R$ 7 milhões ao ano.

Com sede em São Paulo, a Seguros Unimed tem 33 anos de mercado e atende cerca de 6 milhões de segurados nos segmentos de saúde, odontologia, vida, previdência e ramos elementares.

Presente em 86% do território nacional, a empresa conta com mais de 1,6 mil colaboradores e 23 escritórios pelo país.

No mercado há 16 anos, a AWS tem mais de 200 serviços a partir de 99 zonas de disponibilidade em 31 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 12 zonas de disponibilidade e mais quatro regiões da AWS no Canadá, Israel, Nova Zelândia e Tailândia.

A companhia tem milhões de clientes, desde startups a grandes empresas e agências governamentais. 

No Brasil, a lista conta com nomes como Agi, Banco Inter, Itaú Unibanco, Grupo Boticário, BTG Pactual, C&A, C6 Bank e Cielo, entre muitos outros. A empresa está no país há 11 anos.