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Vendas de tablets em queda

Vendas de tablets caíram 20% no primeiro trimestre de 2015 no Brasil.

25 de junho de 2015 - 18:46
Crianças ainda geram alguma demanda por tablets. Foto: Shutterstock

Crianças ainda geram alguma demanda por tablets. Foto: Shutterstock

As vendas de tablets caíram 20% no primeiro trimestre de 2015 no Brasil, atingindo um total de 1,78 milhão de dispositivos vendidos.

O IDC, que publicou as cifras, esperava uma queda, mas menor, com pelo menos 13% de aparelhos vendidos, o que deixaria a cifra um pouco acima de 2 milhões.

O instituto atribui a queda nas vendas à alta do dólar, as diminuições do crédito e da confiança do consumidor na economia brasileira.

“Diante do cenário econômico brasileiro, o resultado foi positivo”, afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil. 

Segundo ele, a alta do dólar gerou repasse de preços de até 17% em relação ao quarto trimestre de 2014, afetando as vendas para o consumidor final e para o mercado corporativo. 

É uma combinação especialmente tóxica: 94% dos tablets vendidos no país foram para consumidor final, 6% para corporativo e 70% custaram menos de R$ 500.

“A tendência é o preço continuar subindo e as vendas caindo”, completa Hagge.

Até o final do ano, a consultoria prevê que sejam vendidos 8,1 milhões de tablets e notebooks 2 em 1 com tela destacável, 14% a menos na comparação com o volume comercializado durante todo o ano de 2014.

Outros fatores além dos preços influenciam a queda de vendas nos tablets.  

“Temos visto que a procura pelo produto tem diminuído ao longo dos meses. Isso acontece por dois fatores: a má experiência de uso e a canibalização do mercado devido aos phablets e outros dispositivos com tela grande”, explica. 

Já no ano passado, quando as vendas cresceram 13%, chegando a 9,5 milhões, o desempenho ficou 500 mil unidades abaixo do esperado pelo IDC.

Para Hagge, isso não significa o fim dos tablets, pois a categoria ainda é atrativa para alguns nichos específicos. "Crianças e, principalmente o segmento da educação, ainda influenciam no consumo desses aparelhos", completa.