EAD

Vitru Educação analisa documentos com Dynadok

Nove em cada 10 inscrições de candidatos ao Prouni agora são validadas por inteligência artificial.

02 de setembro de 2025 - 16:42
William Matos, Co-CEO da Vitru (Foto: Divulgação/Vitru)

William Matos, Co-CEO da Vitru (Foto: Divulgação/Vitru)

A Vitru Educação, grupo de ensino a distância brasileiro, contratou a solução de inteligência artificial da Dynadok, startup especializada na automação de documentos, para otimizar o processo de inscrição de candidatos do Prouni e reduzir a sobrecarga dos colaboradores. 

“Historicamente, muitos estudantes deixam a inscrição para a última hora, o que gera um alto volume de documentos a serem analisados rapidamente. Isso exigia horas extras e impactava outras frentes de atendimento”, explica Chrystiano Mincoff, diretor executivo de experiência e permanência da Vitru.

Esse processo exigia até 25 colaboradores e comprometia outros canais de atendimento, visto que cada candidato apresenta, em média, 49 páginas de documentos. 

Inicialmente, a ferramenta começou a operar na Unicesumar, instituição pertencente à Vitru que precisava revisar documentos de mais de 3 mil candidatos ao Prouni em poucos dias. 

A solução da Dynadok passou a interpretar essas informações em tempo real, independentemente do formato ou layout do documento, e apontar se está tudo conforme as exigências acadêmicas ou se há necessidade de ajustes. 

Como resultado, a Vitru alcançou 90% de assertividade: nove em cada 10 inscrições passaram a ser validadas pela IA, com apenas uma dependendo de apoio humano. 

Assim, o grupo passou a precisar de apenas 10 pessoas para o processo, que se concentram em análises mais criteriosas e menos mecânicas.

Agora, o objetivo é expandir o uso da solução para outras áreas, como auditoria dos polos de ensino. 

Lançada em 2020, a Vitru Educação é atualmente o maior grupo privado de ensino a distância no Brasil, controlando as marcas Uniasselvi e UniCesumar.

Hoje, o grupo possui mais de 900 mil alunos, mais de 2 mil professores e mediadores, cerca de 2,2 mil polos de apoio em mais de 1,4 mil cidades e 10 mil colaboradores.

Fundada em 2024, a Dynadok é uma startup de automação documental por IA. Com tecnologia própria que agiliza processos, reduz custos e elimina os erros manuais na análise de documentos, a empresa atende todos os setores da economia.