CONEXÃO

Voos da Qatar Airways têm internet gratuita

Serviço de wi-fi será fornecido pela Starlink, empresa de Elon Musk.

18 de outubro de 2023 - 12:30
A Qatar Airways opera voos para mais de 160 destinos. Foto: Divulgação

A Qatar Airways opera voos para mais de 160 destinos. Foto: Divulgação

Passageiros que viajam entre São Paulo e o Catar vão ter internet gratuita em voos da Qatar Airways, companhia aérea do país do Oriente Médio.

Atualmente, a companhia opera voos diários entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o Aeroporto Internacional de Doha. 

O serviço de wi-fi, que terá até 350 megabits por segundo, será fornecido pela Starlink, empresa de Elon Musk especializada em banda larga de alta potência para regiões remotas.

A rede é alimentada pelo sistema de comunicações por satélite da Starlink, projetada e operada pela SpaceX.

Segundo a Qatar Airways, assim que estiver ativo, os passageiros poderão utilizar a internet para diversos serviços, como streaming de vídeo e jogos.

“Esta colaboração não está apenas alinhada com a nossa abordagem líder do setor para a adoção tecnológica, mas também serve como uma oportunidade imperdível para conectar a Starlink aos nossos passageiros globais. Esperamos que nossos passageiros se beneficiem desta adição de última geração à experiência de voo da Qatar Airways”, afirma Akbar Al Baker, CEO do Grupo Qatar Airways.

Fundada em 1993, a Qatar Airways opera voos para mais de 160 destinos nos continentes da América, África, Ásia, Europa e Oceania.

A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, está aproveitando sua experiência na construção de foguetes e espaçonaves para implantar o sistema de internet banda larga da Starlink.

Em seu site, a companhia oferece custo único de hardware a partir de R$ 2 mil e internet a partir de R$ 230 para locais remotos e rurais.

Os satélites são apenas uma parte da SpaceX. Fundada em 2002, a empresa já realizou missões de turismo espacial e enviou astronautas e suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) pela Nasa.

Em 2008, no primeiro lançamento de um foguete da companhia, Musk enviou um carro da Tesla para o espaço.