
Eztec adota solução da Astrein. Foto: divulgação.
A Eztec Empreendimentos e Participações, companhia nacional do mercado de construção civil, adotou a plataforma mobile SnagR, da Astrein, para inspeção e gestão de ativos em suas obras.
A solução, implantada no final de 2014 também conta com recursos de gestão de facilities e centrais de cadastros. Com o projeto, de valor não aberto, a construtora registrou melhorias na produtividade, na execução de obras e na obtenção de indicadores para vistorias de qualidade.
Segundo Edvaldo Ferreira, engenheiro civil e gerente de planejamento da EZTEC, a coleta de informações das vistorias de qualidade, assim como a inclusão dos dados nas planihas de controle, eram realizadas de maneira manual, o que exigia muito das equipes envolvidas.
“O tempo gasto nestes processos, em obra, chegava a mais de uma hora de vistoria por unidade construída. E ainda, era utilizado mais cerca de 20 a 30 minutos no escritório da empresa. Cada empreendimento pode ter de 80 a mais de 400 apartamento", explica o executivo.
De acordo com Ferreira, hoje todo o procedimento, da inspeção à análise de cada apartamento no escritório, leva menos de uma hora para ser realizado.
Com a implementação do SnagR, os inspetores da EZTEC podem registrar os defeitos dos imóveis através de tablets com a plataforma de inspeção instalada, agilizando a coleta e envio de dados para o escritório e engenharia da obra de forma digitalizada.
"Conseguimos inclusive diminuir o número de funcionários envolvidos na elaboração dos relatórios, atualmente uma pessoa consegue realizar o trabalho de consolidação das informações que era realizado por quatro, e em menos tempo”, destaca o engenheiro.
Para Alexandre Siqueira, diretor comercial e de marketing da Astrein, os maiores benefícios que a solução pode trazer para o setor são a redução de custos e ganho de produtividade.
“A solução desafoga processos que envolvem muitas pessoas para efetivar ações manuais e burocráticas, como preenchimento de planilhas, importação de dados para diferentes plataformas, pois a plataforma móvel já realiza todos esses procedimentos para as empresas chegarem aos resultados mais rapidamente”, finaliza.
Com sede em São Paulo e mais de 25 anos de experiência, a Astrein atua no desenvolvimento de software, treinamento e serviços nas áreas de central de cadastro, gestão de manutenção e facilities, e inspeção de obras. A Astrein atende empresas de grande e médio porte e conta com mais de 400 clientes. Em 2013, teve um faturamento de R$ 11 milhões.