André Scatolini, CEO da Nava (Foto: Divulgação)
A Nava, consultoria de tecnologia de Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, concluiu a aquisição da Ventura Enterprise Risk Management, especializada em resposta a incidentes, investigação digital e gestão de crises cibernéticas.
O valor e os termos da transação não foram revelados.
Criada em 2016, a Ventura já atuou em mais de 300 casos nacionais e internacionais de alta complexidade, como furtos de propriedade intelectual, concorrência desleal, espionagem, fraudes e ransomwares com perda e vazamento de dados.
Ao todo, a organização contribuiu com as autoridades na investigação, condenação e prisão de mais de 200 cibercriminosos ao longo de mais de 100 mil horas trabalhadas e mais de mil projetos executados.
"A decisão de nos unirmos à Nava amadureceu quando percebemos que precisávamos de maior capacidade operacional para sustentar relacionamentos com clientes no longo prazo. A Nava possui a robustez necessária para transformar essa inteligência em programas de governança em cibersegurança resilientes e perenes para os maiores players do país", conta Domingo Montanaro, cofundador e CEO da Ventura.
Com a venda, o time da Ventura será incorporado ao da consultoria com objetivo de acelerar a expertise da companhia em disciplinas críticas e consolidar seu posicionamento como “o principal parceiro de negócios e tecnologia para as maiores empresas do Brasil”.
Montanaro será responsável pela vertical de cibersegurança, que une os times de ambas as organizações.
“Com a aquisição da Ventura, damos um passo natural nessa jornada, porque não existe retorno sustentável sem segurança. Nossa atuação em cibersegurança protege os ativos, a operação e, principalmente, o valor de negócio que os clientes constroem com a tecnologia”, explica André Scatolini, CEO da Nava.
O movimento possibilita que a Nava passe a entregar um modelo de segurança end-to-end, avançando em relação à atuação preventiva para redução da probabilidade de incidentes com a qual seus clientes já contavam.
A empresa também irá incorporar competências avançadas em resposta a incidentes, digital forensics, war room operations, contenção e recuperação pós-crise, além de apoio técnico em perícias especializadas para equipes jurídicas em casos envolvendo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), agências reguladoras, seguradoras e disputas com parceiros de negócios e clientes.
Desta forma, poderá se dedicar completamente à jornada de segurança digital, mitigando a probabilidade de ataques, bem como atuar para diminuir o impacto e o tempo de parada em situações críticas, reduzir consequências legais e reputacionais e prevenir recorrências.
Agora, a consultoria de tecnologia projeta fortalecer sua atuação em serviços de missão crítica e ampliar o leque de problemas complexos que pode solucionar.
No início de 2025, a empresa já havia indicado maior interesse no setor de cibersegurança ao contratar Marco Alexandre Garcia, vindo da Cipher, para ocupar a posição de diretor da área.
Esta é a segunda aquisição da Nava em apenas dois meses, sendo a primeira do ano, e faz parte do plano de expansão inorgânica da marca. Em dezembro, a companhia anunciou a compra da GH Brandtech, consultoria especializada em branding, estratégia de marca, design, growth e experiência.
Fundada em 1996, a Nava cresceu 400% nos últimos quatro anos e agora busca um faturamento de R$ 1 bilhão. A consultoria conta, atualmente, com mais de 1,7 mil funcionários.
Na sua lista de clientes, estão marcas como Localiza, Oi Soluções, Safra, Santander, Seguros Unimed, Sem Parar, Alelo e Arena MRV.
