É rolo em cima de rolo. Foto: Depositphotos.
A 09 Solutions, uma empresa americana em alta, está processando a SAP alegando roubo de segredos comerciais relacionados ao seu software de gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Segundo a acusação da 09 Solutions, a SAP teria contratado neste ano três executivos da empresa na Holanda, e eles teriam ido embora levando 22 mil arquivos que continham informações técnicas, de marketing e de vendas confidenciais.
As contratações foram de alto calibre, começando pelo ex-CRO da O9, Stephan de Barse, atual presidente para Global Business Suite da SAP, que responde entre outras coisas pelo produto central de ERP, além outros como CRM, PLM, e, importante nesse caso, a área de supply chain.
Foram contratados também dois vice-presidentes da O9, Stijn-Pieter van Houten, atualmente chief product officer para SCM Planning na SAP e Sean Zonneveld, hoje chief revenue officer para Procurement da SAP.
De acordo com a O9, a SAP teria usado as informações para melhorar as sua própria solução focada em cadeia de suprimentos, que, sempre de acordo com a O9, tinha "altos custos, longo prazo de implementação, riscos operacionais e má execução".
O software em questão é o Integrated Business Planning, que deve substituir o Advanced Planning and Optimization até 2027, de acordo com os planos da SAP.
“Ficou evidente que a SAP deseja substituir a o9 como líder em soluções avançadas de planejamento empresarial, tentando copiar a arquitetura da plataforma da O9, suas capacidades e suas estratégias de comunicação de produtos”, afirmou a 09 em nota, na qual fala de um “ataque coordenado da SAP”.
A o9 solicitou uma ordem judicial para impedir que a SAP utilizasse seus segredos comerciais e requer indenização monetária não especificada.
Também em comunicado, a SAP afirmou estar "comprometida com os mais altos padrões de ética empresarial e respeita os direitos de propriedade intelectual de terceiros".
A O9 foi fundada em 2009 e é um player em alta, com uma avaliação de mercado superior a US$ 1 bilhão. A empresa afirma ser pioneira no uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina, para previsão de demanda, planejamento comercial, planejamento da cadeia de suprimentos.
Sediada em Dallas, a O9 tem hoje 2,5 mil funcionários espalhados em 17 escritórios pelo mundo, incluindo o Brasil, onde a reportagem do Baguete encontrou uma dezena de funcionários listados no Linkedin, os mais antigos deles com três ou quatro anos de casa.
Apesar de ser relativamente recente no país e ter uma atuação discreta, a O9 já fez amigos na alta roda do meio empresarial brasileiro.
Jonas Laurindvicius, ex-CEO do Grupo DPSP; Andrea Salgueiro Cruz Lima, ex-CEO da Whirpool no Brasil e VP na Unilever e Marina Viana, CEO da GE Healthcare Brasil fazem todos parte de um conselho executivo da empresa.
