Cleber Ribas.

A Blockbit, empresa focada em produtos de cibersegurança, trocou o comando da operação.

Sai Anderson França, nomeado para o cargo no final de 2019, e entra Cleber Ribas, executivo que já estava na empresa desde 2016, quando foi contratado para assumir o cargo de vice-presidente.

Ribas é da área de segurança. Quando da sua contratação, ele veio da Aker Security Solutions, onde atuou por oito anos e ocupou o cargo de diretor comercial. 

França tem um background um pouco diferente, tendo sido diretor de vendas de soluções de TI da Oi (que tem uma oferta de segurança, mas não só isso) e passagens anteriores pela Kodak e HP.

“A meta é fortalecer nossas estratégias de go-to-market e alianças, identificando as melhores oportunidades para a expansão de nossa companhia”, afirma Ribas, que já há cinco anos é o responsável pela operação comercial e de alianças da Blockbit. 

Hoje a empresa tem 3 mil clientes corporativos.  Os produtos oferecidos incluem  UTM (Unified Threat Management), suíte de gerenciamento de segurança da internet; SMX (Secure eMail eXchange), servidor de correio com recursos avançados de segurança; e VCM (Vulnerability and Compliance Management), analisador de vulnerabilidade e gerenciador de compliance. 

A companhia foi fundada a partir de uma joint-venture formada por BNDES, fundo de investimentos DLM e a operação de integração de sistemas da Cipher, outra empresa do setor de segurança. O negócio envolveu também a  compra da BRconnection, por R$ 20 milhões, em 2015. 

Empresas de segurança como a Blockbit são um ativo quente no mercado no momento, em meio a preocupações com a segurança de dados causadas pela entrada em vigor da LGPD e uma série aparentemente sem fim de grandes vazamentos.

Em janeiro, por exemplo, a Accenture comprou a Real Protect, uma companhia brasileira especializada em segurança, com destaque para os chamados serviços gerenciados de segurança (MSS, na sigla em inglês).

Em 2020, a Embraer assumiu o controle acionário da Tempest, empresa pernambucana que está entre as maiores no setor de cibersegurança do Brasil.