DÉCADA

T-Systems assume DCs da Atento

27/09/2018 10:55

Contrato é de 10 anos.

Funcionários da Atento. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Atento, maior empresa de call center e terceirização de processos de negócios do Brasil, fechou um contrato de 10 anos com a T-Systems, pelo qual a multinacional alemã incorpora os três centros de dados da companhia no país.

“Fortalecer e terceirizar o gerenciamento de nossas operações de data center é um componente de nossa estratégia para focar no core business da Atento, que é oferecer aos nossos clientes as melhores soluções para a experiência dos consumidores em um ambiente cada vez mais digitalizado e competitivo", afirma o presidente da Atento Brasil, Dimitrius de Oliveira.

Oliveira assumiu o cargo em julho, vindo da Mutant, um fornecedor de tecnologia voltado para o mercado de atendimento, mas tem uma passagem anterior de dois anos e meio pela Atento em cargos de diretoria.

O executivo também foi CIO da Contax, uma das principais concorrentes da Atento, além de ter passado por companhias como Nokia Siemens Networks e Avaya.

As empresas não dão maiores detalhes sobre o valor do contrato ou o tamanho dos data centers a serem incorporados pela T-Systems, ou da quantidade de funcionários da Atento que passarão para o time do novo fornecedor.

O CEO da T-Systems Brasil, Ideval Munhoz, destaca que o contrato é um “primeiro passo” e pode ser eventualmente ampliado para outras operações na América Latina, onde a Atento opera na Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Perú e Uruguai.

O Brasil representa cerca da metade do faturamento da Atento, que no ano passado cresceu 5,1%, atingindo US$ 1,92 bilhão. A empresa vem de um período de quedas de receita. Em 2014, o faturamento foi de US$ 2,2 bilhões.

A Atento foi fundada em 1999 como uma empresa de call center, o que explica o alto número de funcionários (150 mil), mas nos últimos anos vem buscando contornar o declínio desse mercado com outras iniciativas, visando expandir a presença na sua base de 400 clientes.

Em junho do ano passado, a Atento lançou a Atento Digital, formada a partir da compra do controle minoritário da Keepcon, fornecedora de gerenciamento automatizado de experiência do cliente com base em tecnologia semântica.

Para liderar a nova unidade, a empresa contratou David Cardoso, ex-Sodexo, como diretor global da Atento Digital. 

A nova unidade da Atento integra ferramentas de marketing digital, automatização de processos de front e back-office e uma plataforma omnichannel para aquisição, gerenciamento e retenção de clientes. 

De acordo com uma publicação da época do TI Inside, a iniciativa havia recebido até então investimentos de US$ 50 milhões em dois anos, aplicados em contratações, parceria, cloud híbrida e no desenvolvimento de canais digitais.

Em 2016, 6% das receitas totais da Atento já foram relacionadas aos serviços digitais e a expectativa era atingir 8% ainda em 2017.

A decisão da Atento de migrar para os data centers da T-Systems, uma empresa do grupo de telecomunicações alemão Deutsche Telekom, não deixa de ser um pouco uma desfeita para a Telefônica, sua antiga controladora, que mantém negócios de data center no Brasil.

De acordo com uma matéria da Tele Síntese de 2017, cerca de 30% do faturamento da Atento ainda é ligado com contratos com a Telefonica, que vendeu a Atento para o fundo de investimentos Bain Capital por 1 bilhão de euros em 2012.

Claro que a Telefônica não poderia dizer muito, uma vez que ela também é cliente da T-Systems no Brasil.

No começo de 2017, a Isto É Dinheiro divulgou que a T-Systems estava investindo R$ 20 milhões para ampliar seu data center em Barueri, visando atender uma “operadora de telecomunicações”.

Segundo a reportagem do Baguete pode averiguar com diferentes fontes, a operadora em questão era a Telefônica.  

Veja também

SAÚDE
Atento assume CRM da Unimed-Rio

A Unimed-Rio é uma das maiores do país, com 740 mil clientes.

EXECUTIVOS
Gropillo, ex-Cap, é VP na T-Systems

Gropillo também foi diretor executivo na BRQ IT.

EXCLUSIVO
Freitas, ex-IBM, assume Disys Brasil

Antonio José de Freitas esteve na IBM entre 2010 e 2015.

CONTACT CENTER
Vanessa Tiba assume Altitude

O momento é de retomada no mercado de contact center.

MUDANÇA
Plusoft tem novo CEO

Solemar Andrade foi contratado pela Plusoft em 2016.

EQUIPE
Atento tem novo líder no Brasil

No último ano, Dimitrius de Oliveira foi vice-presidente de operações da Mutant.

EXCLUSIVO
Gazaffi assume presidência na Tivit

Carlos Gazaffi atuava como CCO e VP de TI da Tivit.

CONTRATAÇÃO
Neobpo reforça diretoria de customer experience

Entre 2008 e 2018, Sefora Gabriel atuou na Almaviva do Brasil.

EXCLUSIVO
Martins sai da Disys Brasil

O executivo assumiu a posição de country manager em 2009.

SAP
HCFMRP tem acordo com T-Systems

O hospital vai implementar o SAP S4/HANA e modernizar 47 aplicativos e sistemas hospitalares.

AEROPORTOS
Fraport: S/4Hana com T-Systems

O novo sistema vai suportar as operações dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza.

GESTÃO
Nina concentra poder na Sonda

O executivo passou a comandar diretamente as atividades da CTIS e da Sonda TI.