INDÚSTRIA

Bauducco gere dados com Databricks

Gigante de alimentos elimina processos lentos, gargalos e alto consumo de recursos.

07 de novembro de 2025 - 07:16
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Bauducco, uma das maiores empresas do setor alimentício do Brasil, adotou a plataforma de inteligência de dados da Databricks, em uma iniciativa conduzida pela Eleflow, unidade de negócios de dados e IA da Objective.

A marca migrou suas áreas para a solução gradualmente, permitindo manter a lógica de negócio, mas com uma tecnologia que oferece maior capacidade de processamento e governança.

O serviço de modelagem analítica em nuvem foi substituído pelo Databricks SQL Warehouse, ajudando a reduzir custos da entrega de dados para as áreas de negócio, ou, para usar o jargão da área “eliminando um grande ofensor de custo”.

"Nossa estrutura já não dava conta. Ela se tornou extremamente custosa, com processos lentos, gargalos e alto consumo de recursos. O ambiente era fragmentado, sem padronização e difícil de controlar, apresentando severas limitações de escalabilidade e agilidade. O SQL Server dificultava a escalabilidade na entrega de dados para as áreas de negócio, impedindo que a empresa atendesse às novas demandas no ritmo necessário e com custos elevados”, explica Heraldo Marciano, gerente de dados e IA da Bauducco.

A iniciativa também incluiu Delta Lake, workflows e o Unity Catalog, pilares que sustentam a governança unificada e a segurança dos dados. 

Atualmente, o Databricks SQL Warehouse conecta o Power BI e outras ferramentas, garantindo performance e acesso seguro.

"Tudo o que temos de governança, da estrutura a possíveis exercícios de IA, está dentro da plataforma. O Genie, por exemplo, permite que as áreas de negócio 'conversem' com os dados diretamente pelo Teams, fazendo perguntas em linguagem natural e explorando os dados de forma segura, mantendo a governança unificada", explica Marciano.

O resultado foi um ambiente estruturado e governado, com metadados organizados, maior produtividade e performance, redução de custos e base sólida para IA e machine learning, possibilitando testes de precificação dinâmica.

O próximo passo é a integração de inteligência artificial aos processos, permitindo que as áreas de negócio alcancem uma visão ainda mais clara e estratégica na tomada de decisões.

Criada em 1952, a Bauducco é líder em várias categorias de panificação, como panettones, wafers, torradas, cookies e biscoitos. A marca possui mais de 200 mil pontos de venda no país e exporta para mais de 50 países, com faturamento estimado em torno de R$ 5 bilhões.

Fundada em 2016 em São Paulo, a Eleflow é especializada em big data, analytics e machine learning com foco na implementação ponta a ponta de projetos de dados.

Hoje, a empresa possui expertise na construção de data lakes, ciência de dados e automação de processos, com mais de 300 mil horas de projetos e estruturas que superam 300 TeraBytes.

Em junho deste ano, a companhia foi adquirida pela Objective, multinacional brasileira especializada em digitalização, que já tinha uma participação minoritária, por termos e valores não divulgados.