.jpeg?w=730)
A CPFL Energia atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Foto: Divulgação
A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, adotou soluções da Inflectra, estadunidense de gerenciamento e automação de testes de software, com a Nimble Evolution, paulista de serviços de consultoria e ferramentas de software.
Inicialmente, a empresa implementou a ferramenta SpiraTest, para a área de qualidade. Já na área de projetos, houve a implementação do SpiraTeam Project Management.
Segundo Gabriela Pinheiro, coordenadora de qualidade de sistemas na CPFL Energia, as soluções foram adotadas com o objetivo de proporcionar as ferramentas necessárias para acelerar as entregas de sistemas e melhorar o envolvimento dos clientes internos na colaboração e obtenção dos resultados.
"O SpiraTest ajuda a identificar os gaps e a entender a real demanda relacionada ao desenvolvimento e sua finalidade, enquanto o SpiraTeam auxilia a identificar gaps que devem ser resolvidos ainda no tempo de projeto e antes de chegar ao desenvolvimento e testes, evitando que um sistema entre em operação com problemas, o que seria muito mais complicado corrigir depois", explica Pinheiro.
O SpiraTeam também atua na implementação de uma metodologia que elimina o uso das planilhas eletrônicas, o que era comum na empresa e gerava diversas fórmulas diferentes.
Após o início de cada projeto, o SpiraTeam é incluído na fase de Business Blueprint (BBP), que busca o detalhamento realista e conclusivo de toda a compreensão do escopo, das especificações, dos objetivos de negócios e resultados esperados.
Quando os projetos são entregues para a produção, a solução passa a ser utilizada pela área de Qualidade para mapear os testes realizados e apurar se algum não foi realizado dentro do estabelecido.
"É possível também executar uma auditoria geral e ver quando cada teste foi feito e qual o responsável por ele, estabelecendo a evidência de sua realização. O SpiraTeam para qualidade funciona como uma ferramenta de resguardo para a equipe", explica Pinheiro.
No caso de falha, é possível atrelar ações para a correção e abrir um chamado para fazer a repetição e ele passar com sucesso. Também é possível obter o histórico de como a falha foi tratada, com a meta de que ela não aconteça novamente depois que o sistema for liberado para a operação.
Depois do teste, o SpiraTeam ajuda a medir o desempenho de um desenvolvimento e apontar se houve ganho de agilidade.
Antes da solução, uma aplicação demorava semanas para ser criada na CPFL. Agora, o tempo foi reduzido pela metade.
"O apontamento dos incidentes acontece em uma interface amigável, sem precisar exportar relatório para uma matriz eletrônica cheia de fórmulas. Isso está sendo fundamental para o nosso trabalho. Antes, era muito difícil ter uma visão de cada frente segregada de atuação nos projetos e desenvolvimento. Agora ficou fácil ter esta visão geral de tudo o que acontece em nossas áreas", avalia Salete Rosa, líder da área de projetos da CPFL.
Criada em 1912, a CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da B3 e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços.
No mercado de distribuição, totaliza 10,3 milhões de clientes nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, tem uma participação de mercado de 4%.
Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a terceira maior organização empresarial do mundo e a maior no ramo de energia elétrica. A companhia atende 88% do território chinês, além de ter operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Fundada em 2006, a Inflectra tem sede em Maryland, nos Estados Unidos. A empresa é especializada em gerenciamento de testes de software, automação de testes, gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos e espaço de gerenciamento de portfólio empresarial.
Com escritórios em mais de 10 países, fornece as soluções SpiraTest, SpiraTeam, SpiraPlan, Rapise e KronoDesk.
Já a Nimble Evolution foi fundada em 2022 e atua na implementação de ferramentas da Agility Health, Atlassian, Inflectra e Miro. Atualmente, possui um escritório em São Paulo e outro na Flórida.