Via Dutra, altura de São José dos Campos - Foto: Charles de Moura - PMSJC
A RioSP, empresa do grupo Motiva (antiga CCR) que administra o trecho da BR-116 conhecido como Via Dutra, passou a contar com conectividade 4G da TIM entre São Paulo (capital) e a cidade de Seropédica, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Com custo orçado em R$ 13 milhões, a implantação levou conectividade a 100% do trecho administrado pela concessionária.
Isso inclui municípios localizados no Vale do Paraíba e Médio Paraíba (SP) e no Sul Fluminense (RJ), segundo a empresa, pontos estratégicos para o serviço logístico e o transporte rodoviário do país.
Além disso, a cobertura possibilita aos usuários a utilização de serviços como acionamento de resgates médicos e mecânicos. Para utilizá-los, o usuário precisa baixar o aplicativo RioSP e ativar o roaming de dados do aparelho caso não tenha pacote ativo da sua operadora.
Somente no trecho do Vale do Paraíba, que equivale a 175 quilômetros e dá acesso turístico à cidade de Aparecida do Norte, ponto tradicional de fiéis católicos, houve aumento de 50% no número de usuários e de 44% no tráfego de dados.
A Via Dutra, administrada pela Motiva, tem uma extensão total de 355,5 quilômetros. A concessionária estima um tráfego diário de aproximadamente 800 mil veículos, ultrapassando 1 milhão em épocas festivas, como o Carnaval e os festejos tradicionais em Aparecida do Norte.
No mercado há 25 anos, a Motiva possui 39 ativos em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. O grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente.
Subsidiária da Telecom Italia, a TIM chegou ao Brasil em 1998 e foi a primeira operadora a cobrir todo o território nacional com tecnologia GSM.
Hoje, a empresa se destaca pela ampla cobertura 4G e pelos investimentos em 5G, especialmente por meio de projetos de conectividade em áreas remotas.
