Roberto Dozol, CEO da Nina Tecnologia (Foto: Divulgação)
A Clínica Dimeg, posicionada no setor de atendimento popular de saúde, adotou a plataforma de inteligência artificial da Nina Tecnologia, startup catarinense especializada na automatização de agendamentos, para reduzir a ocorrência de faltas sem aviso prévio.
Integrada ao sistema de prontuário da Doctoralia, a solução atua na confirmação de consultas, cancelamentos e remarcações por meio de canais como WhatsApp, telefone, e-mail, SMS e notificações push.
Com ela, a própria clínica define manualmente quais tipos de agendamentos serão atendidos pela inteligência da Nina.
Atualmente, cerca de 80% dos produtos oferecidos pela Dimeg contam com o suporte da IA de forma personalizada.
Agora, a clínica consegue reocupar os horários cancelados, reduzindo o impacto de ausências e otimizando a agenda médica. Em apenas quatro meses, a Dimeg conseguiu remanejar 3.075 horários que seriam desperdiçados.
No mês a mês, o número subiu para 533 reocupações em junho, 700 em julho (31,3%), 852 em agosto (21,7%) e 990 em setembro (16,2%). Entre junho e setembro, a Dimeg somou 43.928 agendamentos.
A clínica também automatizou 125 cancelamentos de agendas por imprevistos no período, sendo 54 apenas em setembro, impactando agendamentos que antes exigiriam contato da equipe por telefone.
O engajamento dos pacientes também se manteve elevado, com 90% de taxa de resposta aos contatos realizados por meio da solução da Nina e taxas de presença superiores a 95% na maior parte do período avaliado.
"A plataforma chegou para preencher uma lacuna. Sempre foi extremamente importante a confirmação antecipada dos atendimentos e estávamos em falta com isso. Desde que iniciamos o uso da Nina, diminui-se a quantidade de faltas e o problema passou a não ser mais tão recorrente. Nos auxilia bastante em ativos de urgência, devido à automação", avalia Gustavo Dantas, supervisor do call center da Dimeg.
Desde 2002, a Dimeg oferece atendimento por meio de equipes médicas em diversas especialidades, além de exames e terapias. A clínica está localizada nos principais pontos da Grande São Paulo, posicionando-se como uma clínica popular que alia custos acessíveis à alta qualidade.
A Nina Tecnologia foi fundada em 2018 em Palhoça, cidade com cerca de 170 mil habitantes próxima a Florianópolis. Desde então, a startup já confirmou mais de 50 milhões de consultas para clientes como as Unimeds Grande Florianópolis e Litoral.
