Jean Soares, CEO e sócio-fundador do Grupo Geração Própria e Augusto Lyra, CEO da Everflow (Foto: Divulgação)
A Geração Própria, empresa de energia solar com sede no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, implantou o ERP da Everflow, para integrar as áreas fiscal, financeira e de estoque da operação, permitindo o controle de toda a empresa em tempo real.
“Chegamos a um ponto em que precisávamos de uma gestão mais precisa e automatizada. Passamos a trabalhar com cerca de 250 a 300 obras por mês e era essencial ter um sistema que desse conta dessa complexidade”, explica Jean Soares, CEO e sócio-fundador do Grupo Geração Própria.
Segundo o CEO, a adoção do ERP trouxe ganhos imediatos de produtividade e eficiência, otimizando a operação de uma empresa que emprega mais de 100 pessoas, entre equipe interna, 20 vendedores, mais de 40 representantes comerciais e diversas equipes de instalação.
Com a tecnologia, processos que antes exigiam horas passaram a ser realizados em segundos.
A funcionalidade de baixa de estoque, por exemplo, permite registrar cerca de 50 itens por obra quase instantaneamente.
“Essa ferramenta sozinha economiza o trabalho de pelo menos uma pessoa e aumenta muito a assertividade do processo”, conta Soares.
Na área financeira, a conciliação bancária tornou-se praticamente 100% automatizada, o que reduziu a necessidade de mão de obra e trouxe mais precisão às informações.
Fundada em 2020, no auge da pandemia, a Geração própria nasceu com a proposta de democratizar o acesso à energia limpa e hoje se consolidou como uma das referências do setor no Rio Grande do Sul.
O grupo também possui filiais em Caxias do Sul e Campo Bom e prepara a abertura de uma nova unidade em Porto Alegre.
O público da empresa é formado majoritariamente por pessoas físicas que buscam economia e sustentabilidade.
Além do negócio principal, a Geração Própria também criou o Gestão GP, braço educacional com CNPJ independente que oferece consultoria e cursos para outras empresas do setor solar.
Fundada em 2016 e com sede em Santo André, a EverFlow nasceu como um spin off da Icaro Tech, campineira fundada em 1997, com atuação na área de desenvolvimento de software, consultoria e serviços gerenciados.
A startup se destacou em um nicho quente, figurando nos últimos anos em relatórios do Gartner e da Forrester sobre process mining, um tipo de análise de processos automática que facilita a implementação de softwares que gerenciam fluxos de trabalho.
A solução funciona conectada com softwares de RPA como o UiPath, soluções de gerenciamento de atendimento como ServiceNow e Zendesk, além de softwares de gestão de relacionamento de cliente da SalesForce, SAP e Pipefy.
Em 2022, foi adquirida pela Pegasystems, multinacional de software de gestão de relacionamento com o cliente, por um valor não revelado.
