Foto: Divulgação
A Iberia Airlines, maior companhia aérea da Espanha, firmou um acordo com a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk que projeta, fabrica e lança foguetes que entregam cargas na órbita terrestre, para oferecer o serviço de internet via satélite da Starlink em todos os seus vôos a partir do próximo ano.
Baseada em uma rede global de satélites, a solução promete conexão estável e gratuita de alta velocidade e baixa latência, de até 450 Mbps para download e 70 Mbps para upload, permitindo acesso a streamings, trabalho remoto e jogos on-line, especialmente em áreas remotas.
A implementação da Wi-Fi da Starlink nos voos da Iberia tem como alvo todas as classes de passageiros dos aviões, em voos de curta e longa distância, com desempenho semelhante ao da internet residencial durante todo o trajeto.
Há 98 anos no mercado, a Iberia se consolidou como companhia aérea líder em voos entre a Europa e a América Latina, realizando voos diretos para 18 destinos em 16 países da região.
Juntamente com a Iberia Express e a Iberia Regional Air Nostrum, conta com uma frota de 166 aeronaves e oferece voos para meia centena de países ao redor do mundo a partir do aeroporto de Madri, onde desenvolveu seu hub.
Recentemente, a companhia anunciou uma nova expansão no Brasil, consolidando o país como seu principal mercado de crescimento na América Latina.
A previsão é de que, até o final deste ano, a Iberia tenha ofertado mais de 590 mil assentos no mercado brasileiro, alta de 27% em relação a 2024.
Para 2026, a expectativa é alcançar 365 mil lugares apenas nos primeiros seis meses do ano, o que representa um acréscimo de 72 mil assentos no comparativo com 2025.
No mercado desde 2002, a SpaceX é uma empresa privada de exploração espacial fundada por Elon Musk, com o objetivo de reduzir os custos de transporte espacial e tornar possível a colonização de outros planetas, especialmente Marte.
Sediada em Hawthorne, na Califórnia, desenvolveu foguetes reutilizáveis, como o Falcon 9 e o Falcon Heavy, e a nave Dragon, responsável por levar carga e astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).
A SpaceX também lidera o projeto Starlink, uma constelação de satélites para oferecer internet de alta velocidade em todo o mundo.
