Marcos Ráyol. Foto: divulgação.
O Grupo Lance!, um dos principais meios de comunicação do jornalismo esportivo brasileiro, anunciou Marcos Ráyol como seu novo Chief Technology Officer (CTO).
Com mais de 30 anos de experiência, o profissional vem da Cittua, plataforma que utiliza inteligência artificial para prever chuvas intensas, onde desempenhou esse mesmo cargo por cerca de um ano e meio.
Ráyol também foi diretor de tecnologia da Footbao.world, empresa dedicada a descobrir talentos do futebol, da Media Bridge e da NSports.
Antes disso, foi gerente de desenvolvimento de negócios da IBM, além de ter dedicado oito anos de sua trajetória à Globo, onde chegou a gerente sênior de TI.
Entre 2002 e 2011, o executivo trabalhou na Oi, passando pelas funções de coordenador web, gerente de business intelligence, gerente sênior de TI e gerente sênior de desenvolvimento de produtos.
Em outros momentos, passou pela SupportComm, PUC-Rio, IMPA e MSC Informática.
No Lance!, o novo CTO assume o cargo com a missão de apoiar a evolução do grupo como media tech, com foco no desenvolvimento de produtos digitais e plataformas de alta performance capazes de ampliar a conexão com os torcedores.
“Trabalhar no Lance! é um grande prazer, pois une duas áreas pelas quais sou apaixonado: tecnologia e esporte. Contribuir para consolidar a empresa como um player cada vez mais relevante e fortalecer a relação com os torcedores é um desafio que me motiva. Quero agregar não apenas do ponto de vista tecnológico, mas também com um olhar orientado a produto”, afirma Ráyol.
O Lance! iniciou suas atividades em 1997 com a cobertura esportiva das principais praças do futebol, no formato tabloide e com uma dinâmica até então vista apenas em revistas e programas esportivos de TV, promovendo interações junto aos torcedores.
Com a decisão de encerrar o jornal impresso em 2020, passou a focar suas ações no jornalismo digital, alcançando cerca de 25 milhões de torcedores mensais por meio do site e da plataforma.
Estima-se que cerca de 90% dos acessos ao site venham de dispositivos móveis. O grupo também conta com quase 10 milhões de seguidores nas redes sociais, com destaque para o TikTok, que registrou um crescimento de 1.000% entre 2024 e 2025.
