MARKETING

Ex-Semantix funda startup de GEO

Prima do SEO, solução otimiza buscas em ferramentas de IA generativa como ChatGPT e Gemini.

10 de fevereiro de 2026 - 19:16
Alexandre Caramaschi (Foto: Divulgação)

Alexandre Caramaschi (Foto: Divulgação)

Alexandre Caramaschi, executivo com mais de 18 anos de atuação e ex-Chief Marketing Officer (CMO) da Semantix, acaba de fundar a Brasil GEO, plataforma de otimização para motores generativos, que atua como uma espécie de SEO para inteligências artificiais.

Em 2023, o profissional já havia fundado a AI Brasil, um hub de negócios focado no desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial.

Antes disso, foi CMO da Bolt Energy, responsável pelo desenvolvimento global de negócios da Herreira Fashion Jewelry Brazil e investidor da CapTable Brasil.

Ao longo de sua trajetória, também passou pela Schincariol e Embratel, respectivamente nos cargos de gerente sênior de vendas e especialista de desenvolvimento.

Na posição de CEO da Brasil GEO (sigla para Generative Engine Optimization), Caramaschi posiciona a startup como um ecossistema nacional de visibilidade algorítmica, dados estruturados e assistentes que conectam empresas, comunidades, práticas e infraestrutura, com a permissão de que “quem não é citado pela IA é invisível”.

De acordo com o fundador, a jornada de compra mudou radicalmente. Agora, os clientes perguntam diretamente ao ChatGPT ou Gemini o que desejam e recebem uma única resposta pronta, com menos fontes do que aquelas fornecidas pelo SEO do Google.

Por isso, a ferramenta se propõe a monitorar as tecnologias 24/7, comparar a visibilidade das empresas com a dos concorrentes, alertar a geração de informações falsas ou repercussões negativas, bem como gerar relatórios automatizados.