Foto: Divulgação
A Metrocard, associação de empresas que fornece o cartão de transportes para a Região Metropolitana de Curitiba, integrou sua bilhetagem de ônibus com a Carteira Google por meio da Transdata, companhia de tecnologia com foco em mobilidade e transporte público.
Com isso, agora os passageiros da capital paranaense poderão comprar a passagem pelo celular, armazenar o bilhete digital e embarcar com o QR code. O QR code armazenado na Carteira Google fica disponível por até 72 horas após a compra.
Além disso, é possível adquirir bilhetes por meio do Google Maps, unindo o planejamento da viagem, pagamento e embarque em um único ambiente digital.
A Região Metropolitana de Curitiba é a primeira do país a adotar essa integração. Desde maio, 15 mil bilhetes digitais foram vendidos. O início teve uma média de 100 bilhetes mensais, chegando a 2 mil nos últimos dois meses.
Segundo a empresa, a adesão foi percebida também entre passageiros eventuais, que não utilizam constantemente o transporte coletivo, assim como turistas e pessoas que não possuem o cartão de transporte tradicional.
“Os usuários mais jovens já pagam praticamente tudo pelo celular. Trazer essa lógica para o transporte público não é apenas modernizar o sistema, é acompanhar a forma como as pessoas vivem hoje”, afirma Marco Aurélio Gomes, coordenador de operações da Metrocard.
O próximo passo da companhia é ampliar os métodos de pagamento para cartões de débito e crédito, reduzindo o uso de dinheiro em espécie.
A Metrocard atende 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e opera um sistema que transporta, em média, 250 mil passageiros por dia.
Fundada em 1993, na cidade de Campinas, a Transdata é especializada em soluções tecnológicas para transporte público, como bilhetagem eletrônica, controle operacional, telemetria, antifraude, reconhecimento facial, gestão de frota, data center e rede de vendas.
A empresa atua nos modais de transporte viário, metroviário, rodoviário, ferroviário e aquaviário e está presente em mais de 380 cidades pelo Brasil.
