
Carlos Peruzzi, diretor de transformação digital do Grupo Sinagro. Foto: Divulgação
O Grupo Sinagro, especializado em distribuição de insumos agrícolas para o cerrado, anunciou o lançamento de um aplicativo para clientes batizado de Portal do Cliente Sinagro.
Na prática, o novo app permite ver o histórico de pedidos, acompanhar entregas de contratos e visualizar dados financeiros e crédito disponível, por exemplo.
Antes da criação do canal de comunicação, o contato entre a empresa e o cliente era feito por meio dos quase 300 consultores do Grupo. Eles precisavam realizar as vendas e tarefas mais burocráticas, como solicitar notas fiscais para os clientes.
Para criar o aplicativo, a companhia contratou uma software house externa (que não teve o nome revelado) que auxiliou em aspectos como linguagem de programação.
Já para a parte de conteúdo, foram realizadas cerca de 40 entrevistas on-line com produtores rurais para identificar quais eram as necessidades dentro do aplicativo. O processo levou quase dois meses para ser realizado.
"Fiz questão de que todas essas entrevistas tivessem um envolvimento direto com a diretoria executiva, para estar realmente mais próximo, entender ali a botina do chão, que é um é uma das nossas diretivas aqui da empresa", destaca Carlos Peruzzi, diretor de transformação digital do Grupo Sinagro.
A plataforma levou seis meses para ser desenvolvida, depois passou por testes com os 40 clientes entrevistados. Por fim, mais dois meses foram necessários para os ajustes antes do lançamento para o público geral.
Atualmente, o portal já possui mais de 500 usuários recorrentes.
Passada essa primeira fase do desenvolvimento, agora a expectativa é evoluir a plataforma e agregar novas funcionalidades. Entre elas, estão logística, canal direto com o consultor, serviços de pagamentos e agendamento de entregas.
A fase dois deve perdurar até fevereiro do ano que vem.
Fundado em 2001, o Grupo SinAgro tem mais de 1 mil funcionários listados no LinkedIn. A empresa atua nos segmentos de defensivos, fertilizantes, sementes e originação de grãos com presença nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Tocantins e Pará.
A companhia conta com 28 unidades de distribuição, quatro unidades de originação e comercialização de grãos, além de participação na Bioplanta, que produz fertilizantes foliares, e de uma área agrícola de 23 mil hectares destinada à produção de grãos.