CORRIDA

IA está preparando carros na Porsche Cup

Projeto combina dados de telemetria com inteligência artificial da Microsoft.

24 de novembro de 2025 - 10:28
Porsche Carrera Cup - Foto: Julio Vilela

Porsche Carrera Cup - Foto: Julio Vilela

A Porsche Cup Brasil, uma das competições de corridas de carros do calendário nacional, está usando inteligência artificial da Microsoft para agilizar as chamadas “operações técnicas" feitas nos carros entre uma corrida e outra.

O termo se refere às atividades de manutenção, ajuste, monitoramento e preparação dos carros, como calibrar motores, ajustar suspensão, revisar sistemas eletrônicos, analisar dados de desempenho e trocar peças, entre outros.

Os dados em questão são coletados com recursos de telemetria avançada alimentada pela IturanMob, braço de desenvolvimento da Ituran, uma das maiores empresas de monitoramento de veículos do mundo, e analisados em um sistema desenvolvido pela Kumulus com o Microsoft Azure AI Foundry.

A telemetria é um sistema que permite a coleta e transmissão automática de dados de fontes remotas para um sistema central para monitoramento e análise.

O Azure AI Foundry, também chamado de Microsoft Foundry em algumas documentações, é uma plataforma unificada de IA conhecida como “tudo em um”, utilizada para criar, gerenciar e operar aplicações de IA generativa e agentes de IA.

De acordo com a montadora, o foco principal em adotar a plataforma de IA é ampliar a eficiência operacional em até 40%, garantir disponibilidade total da frota e aprimorar a experiência dos pilotos dentro e fora da pista.

A Porsche Cup vem investindo em tecnologia para aprimorar as informações e, desde 2023, usa a IA em diversas situações, que vão desde acelerar a leitura de dados de performance dos carros até o suporte à tomada de decisão das equipes em tempo real.

Entre as soluções estão o Azure OpenAI Service para processamento de texto e imagens, o Azure AI Foundry para governança das aplicações, o Azure AI Search para buscas semânticas e uma infraestrutura robusta com Azure DevOps, Kubernetes, MySQL e Blob Storage.

Com mais de 40 corridas por temporada, várias operações técnicas são realizadas, que vão desde inspeções, ajustes, avaliações estruturais, validações de componentes e revisões programadas até a preparação completa de cada carro para o próximo evento.

O uso da IA nesse processo automatiza rotinas críticas de preparação e inspeção dos veículos, como classificação de apontamentos, análise técnica, triagem de demandas e padronização de relatórios, reduzindo riscos operacionais e elevando significativamente a qualidade dos processos.

“A inteligência artificial representa um passo estratégico na evolução da Porsche Cup Brasil. Ao tornar as rotinas de preparação mais ágeis e precisas, garantimos disponibilidade total da frota, diminuímos riscos e ampliamos o suporte aos pilotos”, afirma Dener Pires, CEO da Porsche Cup Brasil.

Em 2024, a Porsche Cup já havia contratado a Teltec Solutions, integradora catarinense de soluções de tecnologia da informação e comunicação, para realizar um projeto de gestão de dados e inteligência artificial para o evento.

Naquela ocasião, a iniciativa englobava o desenvolvimento, a implantação e o suporte técnico do Advanced Racing Control System, sistema elaborado para automatizar processos de negócio do setor automobilístico, como RH, financeiro, administrativo e marketing, entre outros.

Inaugurada em 2005 no Brasil, a Porsche Cup utiliza apenas Porsches Carrera em suas corridas. Os carros são normais, sem modificações, o que é a característica da modalidade Gran Turismo.

A primeira competição aconteceu na Alemanha em 1986 e, depois, se tornou internacional.

 No Brasil, a competição é atualmente patrocinada pelo C6 Bank e costuma chamar a atenção de várias empresas de TI, que vão desde projetos para infraestrutura e suporte, desenvolvimento de soluções e até patrocínio de equipes.

Além do caso da Teltec, mencionado anteriormente, a Approach, integradora de soluções de tecnologia para cibersegurança, patrocinou em 2024 Iago Garcia, piloto brasileiro, além dos envolvimentos da Kumulus, IturanMob e BlueShift.

A Kumulus é uma empresa de tecnologia especializada em serviços de nuvem, dados, inteligência artificial, machine learning, DevOps e modernização de aplicações. 

Fundada em 2017, a empresa atua com os principais provedores de nuvem, dentre eles Microsoft e AWS, além de parcerias com empresas como Databricks.

A IturanMob é o braço global de mobilidade e desenvolvimento de novas tecnologias da Ituran, multinacional israelense com forte atuação no Brasil em produtos contra roubo e furto de veículos, gestão de frotas, tecnologia de compartilhamento veicular e soluções com foco no mercado de locação e veículos por assinatura.