.jpg?w=730)
Thomaz Camanho, CEO da Arker. Foto: divulgação.
A Neogrid, gigante brasileira de software para gestão de supply chain, anunciou a aquisição da Arker, startup especializada em controle e performance de verbas comerciais das indústrias, por R$ 26 milhões.
Fundada em 2019, a Arker atua no mercado nacional de Trade Promotion Management (TPM), com soluções de big data, analytics e inteligência artificial para auxiliar as indústrias no impulsionamento e gestão das ações comerciais.
Sua plataforma tem módulos de planejamento orçamentário e distribuição de verbas, além de análise de dados sobre consumo, ciclo de vida de promoções e efetividade das iniciativas.
"A indústria investe entre 3 e 8% da receita bruta em contratos e verbas comerciais no varejo e distribuidores. Nós ajudamos a melhorar controles e precisão nas decisões de investimentos nos canais, clientes e marcas corretas", explica Thomaz Camanho, CEO da Arker.
Atualmente, a startup possui cerca de R$ 5,6 milhões em receita anual recorrente contratada (ARR, na sigla em inglês) e taxa anual de crescimento de 160%.
Com atuação em diversos países da América Latina, a empresa conta com clientes como Pepsico, M.Dias Branco, Grupo Bombo, Ontex e Genomma Lab. Após a venda, a Arker pretende alavancar seu crescimento internacional.
"A integração da Arker ao ecossistema da Neogrid possui um elevado potencial de sinergia, em que a complementaridade das ofertas compõe um portfólio mais abrangente beneficiado pelos dados e conexões já presentes em nossa plataforma", explica Eduardo Ragasol, CEO da Neogrid.
Essa é a terceira aquisição da Neogrid após seu IPO na B3, em dezembro de 2020.
Em março de 2021, a companhia adquiriu a startup Smarket, plataforma catarinense de gestão de promoções para supermercados, farmácias e redes de eletro. O valor pode chegar a R$ 17 milhões — sendo R$ 8,5 milhões no fechamento e outra parcela após um ano.
No mês de julho, veio o segundo investimento: R$ 7 milhões por 24% da Horus, startup carioca especializada em inteligência de mercado com foco em dados de consumo.
Ao longo da sua história, a Neogrid já investiu mais de R$ 41 milhões em fusões e aquisições (M&A’s), que será o destino de 80% do valor levantado com a abertura de capital.
"A nossa estratégia é apostar em empresas que, além de complementares, contam com um time extremamente qualificado e apresentem um interessante potencial de crescimento. Encontramos isso na Smarket, Horus e agora na Arker", explica David Abuhab, Chief Strategy Officer (CSO) da Neogrid.
Há 20 anos no mercado, a Neogrid desenvolve soluções com inteligência artificial para sincronizar cadeias de suprimentos. A empresa tem uma base de clientes com 230 grandes redes de varejo, 40 mil lojas, 37 mil indústrias e 5 mil distribuidores.