
Foto: Divulgação
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) adotou a plataforma de IA da Forlex, legaltech especializada em inteligência artificial para o setor jurídico, para apoiar as atividades de advogados e integrantes do sistema judiciário.
A unidade de Goiás será a primeira seccional a disponibilizar a novidade, que apresenta um modelo de linguagem semelhante ao de um chatbot de IA generativa treinado com fontes de informações jurídicas, incluindo legislação, jurisprudência e referências acadêmicas, para oferecer respostas dentro do campo do direito.
“Desde a sua fundação, em 1930, a OAB tem buscado soluções jurídicas para enfrentar os desafios da sociedade. O advento das inteligências artificiais e dos meios digitais trouxe oportunidades para aprimorar a produtividade em diferentes profissões e, na advocacia, não foi diferente”, afirma Rafael Lara, coordenador do Colégio de Presidentes da OAB e presidente da OAB-GO.
Não foi divulgado um plano de quando a novidade estará disponível em outros estados.
As expectativas da Forlex são altas. No mercado desde 2021, a Forlex espera faturar R$ 648 milhões por ano a partir da parceria com a OAB.
Em 2024, a startup já faturou R$ 3 milhões e registrou um crescimento de 500% em relação ao ano anterior.
A legaltech, com apoio da AWS, foi a primeira startup da América Latina a usar o sistema de GPUs Nvidia da arquitetura Blackwell, a mais recente geração de chips para a inteligência artificial generativa.
Instituída em 1930, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a entidade máxima de representação, defesa e fiscalização da advocacia no país.
O órgão possui seccionais em todos os estados e no Distrito Federal, além de subseções em diversas cidades, sendo responsável pela regulamentação da profissão, incluindo a aplicação do Exame de Ordem.