.jpg?w=730) 
                                                                    Foto: Divulgação
A Unimed Paraná adotou uma central de atendimento turbinada com inteligência artificial da StaryaAI.
Realizada por meio da Unicall, empresa de contact center dedicada a beneficiários Unimed,
a iniciativa teve ainda o envolvimento de empresas como ElevenLabs, especializada em tecnologia de voz; do Google, dona da IA Gemini e da Oracle, em cuja nuvem o NebulaOS da StaryaAI roda.
Nomeada Júlia, a assistente virtual é uma agente de voz com fala natural e capacidade resolutiva para conduzir diversos fluxos de atendimento de forma autônoma.
A solução cobre atualmente 18 singulares do Sistema Unimed Paraná, com 850 mil beneficiários.
Com ela, o tempo médio de atendimento caiu de oito minutos, no modelo tradicional, para apenas dois minutos, sem formação de filas ou com filas mínimas em períodos de pico.
“Nos primeiros dias de operação, a Júlia já demonstrou resultados expressivos: 12% de todas as chamadas foram atendidas integralmente pela assistente virtual. Esses números reforçam o potencial da tecnologia e o sucesso da integração de voz, mas também revelam novas oportunidades de aprendizado e otimização contínua. Quanto mais a Júlia interage, mais inteligente e eficiente ela se torna”, afirma Rubens Rodrigues Jr., representante da Unicall Soluções.
Fundada em 1979, a Unimed Paraná nasceu em Ponta Grossa, sendo composta também pelas unidades de Londrina, Curitiba e Guarapuava. Hoje, o sistema totaliza 23 cooperadas e 19 singulares operadoras.
Já a StaryaAI foi criada em 2024, com sede em São Paulo, e hoje possui mais de 60 agentes inteligentes, os quais são responsáveis por cerca de 1 milhão de interações, das quais 70% são realizadas via WhatsApp.
