SURPRESA

Semantix compra operações da Atos

Brasileiros adquirem negócio da multinacional francesa na América do Sul.

26 de dezembro de 2025 - 13:56
Leonardo Santos.

Leonardo Santos.

A Semantix, uma empresa brasileira especializada em dados, analytics e inteligência artificial, comprou as operações na América do Sul da multinacional francesa Atos.

Não foi revelado o valor do negócio, que incorpora à Semantix quase 3 mil funcionários e operações no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, México e Peru.

A maior das operações é a brasileira. A Atos está no país desde o final dos anos 80 e tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina.

A Atos é uma integradora tradicional de tecnologia, com negócios na área de cibersegurança, nuvem, soluções SAP, automação e gestão de aplicações.

Vale lembrar que a empresa está presente em mais de 70 países e emprega, no geral, 112 mil funcionários, com um faturamento na casa dos €10 bilhões.

Como parte do acordo, a Semantix permanece o “fornecedor preferencial” da Atos na região sul-americana, garantindo continuidade para todos os clientes locais e globais.

As duas empresas assinaram um “acordo vinculante” e a expectativa é que a transação seja concluída nos próximos meses.

Nelson Campelo, um executivo experiente que lidera a Atos América do Sul, assumirá o cargo de CEO da Semantix, enquanto Leonardo Santos, fundador e atual CEO da Semantix, se tornará presidente executivo do grupo, com foco na estratégia de longo prazo e na inovação da companhia.

“A Atos construiu, nos últimos anos, uma operação sólida e amplamente reconhecida na região, entregando projetos complexos e inovadores. Ao unirmos forças com a Semantix, uma líder em dados e inteligência artificial, entramos em uma nova fase de expansão, com capacidades ampliadas para gerar ainda mais valor para clientes, parceiros, colaboradores e a sociedade”, afirma Campelo.

Fundada em 2010, a Semantix já tinha presença nos Estados Unidos e escritórios em cidades como Miami, Cidade do México e Bogotá.

“Esse acordo representa um marco histórico para o mercado de tecnologia da região”, afirma Santos. “Somos uma empresa 100% brasileira assumindo um papel de liderança regional. Com a presença geográfica ampliada da Atos e uma forte base operacional, aceleramos nossa capacidade de entregar dados e inteligência artificial com total governança para setores regulados como serviços financeiros, saúde, utilities, telecomunicações e outros”, afirma Santos.

A compra da Atos é uma nova grande tacada da empresa, que chegou a abrir capital na Nasdaq em 2022, por meio de uma fusão com a SPAC Alpha Capital, uma empresa de aquisição de propósito específico listada nos Estados Unidos, um negócio que avaliava a empresa em cerca de US$ 1 bilhão.

Em abril de 2024, a Semantix anunciou que iria sair da Nasdaq, alegando os altos custos e obrigações associadas a ser uma companhia aberta, além da baixa liquidez das ações.

Para a Atos, vender a operação sul-americana é provavelmente uma forma de fazer caixa. A empresa está patinando há alguns anos, com faturamento em queda, trocas constantes de CEO e especulações sobre divisão em diferentes empresas e até estatização parcial na França, onde a Atos é um fornecedor estratégico do governo.

A Semantix parece estar atenta para negócios de ocasião. Em novembro, a emrpesa comprou do Boticário a GAVB, empresa de tecnologia focada em dados e IA, por um valor e termos não revelados.

O Grupo Boticário, uma das maiores companhias de beleza e cosméticos do país, havia comprado a GAVB por um valor também não revelado em 2021.