.jpg?w=730)
Rafael Sapata, CEO e fundador da UDS. Foto: divulgação.
A UDS, paranaense especializada em times ágeis para desenvolvimento de softwares web e aplicativos personalizados, fechou 2022 com um faturamento de R$ 52 milhões, alta de 70% em comparação com o ano anterior.
No período, a empresa contratou 73 profissionais e conquistou 79 novos clientes, o que impactou o faturamento em 40%. Nos últimos cinco anos, a companhia afirma ter crescido 750%, o correspondente a uma média de 150% por ano.
Segundo Rafael Sapata, CEO e fundador da UDS, a maior parte da receita vem do desenvolvimento de softwares personalizados. No ano passado, também houve uma maior especialização nas unidades de negócio de alocação de profissionais de TI e automação de processos com RPA.
“Automatizamos inúmeros processos de negócio e desenvolvemos tecnologias proprietárias que nos tornaram uma empresa ainda mais eficiente em 2022, fortalecendo nossa postura de inovação e data driven”, explica Sapata.
Em 2022, a UDS investiu R$ 7 milhões em tecnologias internas. Para este ano, a meta é aumentar esse valor para uma aplicação de R$ 10 milhões na área. O objetivo é consolidar a estratégia do ano anterior e absorver o volume de contratações previstas para 2023.
A meta é manter a taxa de crescimento neste ano, aumentando o faturamento para R$ 88 milhões.
Para isso, a UDS planeja continuar investindo em inovação e eficiência operacional, além de aumentar sua competitividade em setores como o financeiro, de tecnologia e startups, educação e streaming de conteúdo, moda, transporte e logística.
O investimento na especialização contínua das unidades de negócio da empresa também deve ser ampliado.
Para atingir essas expectativas, a companhia deve apostar também em seu processo de internacionalização.
Em 2022, a UDS inaugurou seu primeiro escritório fora do país, em Portugal, com um investimento de R$ 2 milhões. Em até cinco anos, a ideia é aplicar mais R$ 13 milhões na expansão.
“A internacionalização é um importante pilar do planejamento estratégico do ano. Possuímos metas de receitas em moeda estrangeira, desejamos aumentar a participação na operação de clientes globais e fortalecer nossa cultura anywhere office, com contratações em outros países e oportunidades de migração para nossos colaboradores”, destaca Sapata.
Fundada em 2003, a UDS é sediada em Maringá, no interior do Paraná, e tem escritórios em São Paulo e em Portugal. A empresa conta com cerca de 250 colaboradores que entregam projetos para mais de 15 países.
Entre os seus clientes, estão nomes como Calvin Klein, DHL, C&A, Yamaha, Brastemp, Sky, ONU, Correios, Animale e Madero.