VERÃO

USP tem cursos de Python e Scratch nas férias

Aulas voltadas a alunas do ensino médio ocorrerão durante o mês de janeiro.

16 de dezembro de 2025 - 09:45
Foto: Divulgação ICMC

Foto: Divulgação ICMC

A Universidade de São Paulo (USP) dará um curso de programação de Python e Scratch para meninas durante as férias de janeiro, totalmente gratuito e online.

O curso de férias denominado Meninas Programadoras Multidisciplinar é destinado a meninas que estão cursando ou já terminaram o ensino médio e ocorre do dia 5 até 31 de janeiro, com aulas às terças e quintas das 15h às 17h e monitoria contínua diária ao longo da formação.

As alunas terão acesso a 10 aulas de introdução às linguagens de programação, com conceitos básicos de arquitetura de computadores, operadores aritméticos, condicionais, operadores lógicos e o operador “in”, além de repetições (“for in” e “while”) e listas.

Também ocorrerão aulas de desenvolvimento de animações e jogos nas temáticas de diversidade e inclusão, em que cada aula será complementada por uma palestra na temática de diversidade e inclusão, abordando igualdade de gênero, questões raciais e saúde da mulher.

As atividades ainda englobam rodas de conversa para trocas sobre trajetórias, desafios e possibilidades na área de tecnologia.

Ao término do curso, todas as alunas que garantirem 75% de presença nas aulas, acerto de no mínimo 50% dos exercícios e alcançarem a nota mínima 5 receberão certificado de extensão da USP.

As inscrições estão abertas até 21 de dezembro neste link.