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O Atlético Mineiro escolheu a Dadosfera, plataforma brasileira de dados, IA e analytics, para centralizar informações fornecidas por empresas terceirizadas e distribuídas em diferentes ferramentas.
Segundo a empresa, agora os líderes do Atlético Mineiro conseguem tomar decisões rápidas e estratégicas relacionadas a contratações de atletas, ao desempenho e à fisiologia dos jogadores a partir de uma base confiável de dados atualizada em tempo real.
Atualmente, o clube recebe informações de 40 ligas ao redor do mundo, com dados quantitativos de atletas, organizados em uma única base que alimenta a análise de potenciais contratações, por exemplo.
São milhares de jogadores analisados. A cada partida, são registradas entre duas e 3 mil ações por jogador, desde o posicionamento em campo até as finalizações.
Esses dados alimentam modelos estatísticos que permitem ao clube antecipar comportamentos, identificar padrões e ajustar suas estratégias.
“A análise preditiva pode indicar, por exemplo, que o time tem tendência a perder determinada partida. A prescritiva vai além e mostra o que fazer para mudar esse cenário: qual jogador escalar, qual movimentação ajustar, onde pressionar”, explica Luis Martins, CEO e cofundador da Dadosfera.
A longo prazo, o clube também pretende explorar dados biomecânicos, que permitam entender com mais profundidade o movimento dos atletas. Esse tipo de dado já é utilizado em esportes como beisebol, mas ainda engatinha no futebol.
“É o que a gente chama de terceiro estágio da análise: o desenvolvimento de jogadores melhores. A gente ainda está longe disso no futebol brasileiro, mas já é possível imaginar esse futuro”, afirma Leo Sá Freire, head de analytics do Atlético-MG.
O Clube Atlético Mineiro é uma das maiores agremiações esportivas do Brasil e a maior e mais tradicional do estado de Minas Gerais.
O Galo, como também é conhecido, é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro e sul-americano na atualidade, com 16 títulos oficiais nos últimos 14 anos (dois internacionais, quatro nacionais e 10 regionais).
Fundada em 2018, a Dadosfera integra e organiza múltiplas fontes de dados com o apoio de inteligência artificial e agentes. A startup gera relatórios, painéis e aplicações para facilitar a tomada de decisão em áreas como finanças, marketing e vendas.
Sua solução oferece acesso facilitado à informação e otimização de tempo operacional em tarefas de coleta, processamento, controle e disponibilização de dados (com economia prevista de 30% a 90%, considerando custos diretos e indiretos).