
Foto: Divulgação
A Ampernet Telecom, provedora de internet com forte atuação no Paraná, investiu na tecnologia e equipamentos da Padtec, fornecedora global especializada em transmissão óptica, para ampliar sua oferta de serviços de internet e telefonia por meio de uma rede integralmente óptica.
O intuito é expandir e atualizar a rede de fibra óptica para garantir velocidade e estabilidade às conexões de seus clientes.
A empresa apostou na atualização de sua rede de multiplexação densa por divisão de comprimento de onda, atualmente com cerca de 2,3 mil quilômetros de extensão.
O upgrade inclui a adoção de multiplexador óptico de adição e remoção reconfigurável, com a tecnologia FlexGrid da Padtec em alguns trechos da rede.
“Essa tecnologia oferece maior flexibilidade na alocação de largura de banda para os canais na fibra, permitindo a configuração ideal de cada um deles, de acordo com as necessidades, e otimizando o uso do espectro da fibra”, explica Henrique Graciosa, diretor de vendas para o mercado nacional da Padtec.
O projeto permitiu à Ampernet configurar canais para adição e derivação local em uma estação ou passagem, além de ajustar a largura do canal de acordo com a tecnologia do transponder a ser utilizado.
Agora, a rede da provedora está preparada para receber os canais de 800 Gb/s ou até 1,2 Tb/s, com a tecnologia estado-da-arte atual em transmissão óptica e também tecnologias futuras de maior capacidade.
Há mais de 24 anos no mercado de internet, prestando serviços em mais de 40 cidades, a Ampernet trabalha com projetos e execução de redes cabeadas e fibra óptica.
Presente nas regiões oeste e sudoeste do Paraná e também no oeste catarinense, fornece conexão ultrarrápida através de uma rede de fibra óptica própria com mais de 2 mil quilômetros de extensão.
Fundada em 2011, a Padtec surgiu como uma spin-off dos laboratórios de comunicação óptica do CPQD, que fornece soluções para transmissão óptica baseadas na tecnologia DWDM.
Com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, a empresa tem escritórios no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Buenos Aires, Bogotá e Estados Unidos.