IA

Eneva simplifica rotina com Copilot

Projeto da Beyondsoft já alcançou 97% de adesão entre os colaboradores.

15 de outubro de 2025 - 11:29
Fernanda Cristóvão (Foto: LinkedIn)

Fernanda Cristóvão (Foto: LinkedIn)

A Eneva, empresa brasileira de energia, adotou o Microsoft 365 Copilot, a fim de oferecer aos seus colaboradores um assistente para apoiar em atividades diárias, em um projeto conduzido pela Beyondsoft.

A implementação incluiu treinamentos técnicos e mentorias especializadas, com o objetivo de promover o uso seguro e eficiente da solução.

O Copilot opera com criptografia e controle de dados corporativos, garantindo segurança e a privacidade de dados, minimizando riscos associados ao compartilhamento de informações com outros modelos de linguagem. 

A iniciativa já alcançou 97% de adesão entre os colaboradores e prevê capacitar pelo menos 100 profissionais ainda em 2025.

Entre os resultados práticos, destaca-se a automação desenvolvida pela engenheira civil Fernanda Cristovão, que utilizou o Copilot e o Power Automate para criar um sistema de gestão de planilhas e lembretes sobre treinamentos obrigatórios de segurança. 

A solução economiza cerca de 20 horas mensais da equipe de engenharia, liberando tempo para atividades mais estratégicas. 

O projeto também impulsionou a criação de uma comunidade interna de IA, com encontros regulares voltados à troca de experiências e ao incentivo ao uso da tecnologia por colaboradores de diferentes áreas.

Fundada em 2013, no Rio de Janeiro, a Eneva é a maior operadora privada de gás natural do Brasil, atuando na exploração, produção e geração de energia.

A companhia opera 15 campos de gás natural nas bacias do Parnaíba e do Amazonas, com a maior área de concessão do país, superior a 63 mil km². 

Seu parque gerador possui 6,8 GW de capacidade contratada, com termelétricas em diversos estados e o Complexo Solar Futura, na Bahia.

A Beyontech foi fundada nos anos 90 na China, onde tem capital aberto desde 2008. 

A empresa entrou para valer no Brasil em 2023, com a compra da carioca 4MSTech, uma especialista em soluções de computação em nuvem da Microsoft. 

O faturamento fica próximo de US$ 1 bilhão e a empresa atende a clientes de primeira linha como GE, Samsung, Banco de Singapura, Airbnb e Roche, entre outros.