Foto: Divulgação
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais (CREA-MG) implementou uma nova infraestrutura de TI equipada com tecnologia de computação multicloud híbrida da Nutanix dentro de servidores de alto desempenho da Lenovo.
O projeto foi conduzido pela Altasnet, integradora mineira do setor.
Por muitos anos, a autarquia federal dependeu de um ambiente de TI obsoleto, pouco estável e escalável, que gerava interrupções constantes em suas operações.
Esse cenário dificultava a resolução de problemas de forma ágil por parte da equipe do CREA-MG, tornando necessário abrir um chamado com o fornecedor de hardware para cada atualização e manutenção.
O processo era ineficiente, o que impactava o desempenho dos sistemas de negócios e serviços digitais.
Segundo o órgão, a situação se tornou mais crítica com a perda das licenças perpétuas do software de virtualização de servidores. Como consequência, a agência foi obrigada a reduzir sua assinatura, afetando diretamente a disponibilidade de seus serviços.
O projeto junto à Altasnet, visou, portanto, aprimorar a performance e a capacidade de expansão dos serviços digitais do órgão com a adoção da infraestrutura hiperconvergente baseada na série Lenovo ThinkAgile HX Series e a Nutanix Cloud Infrastructure Pro.
Com isso, foi possível integrar computação, armazenamento e software de virtualização em um único pool de recursos, gerenciado por meio de uma mesma interface.
“Ganhamos maior visibilidade e podemos implementar mais ferramentas, garantindo uma proteção maior para nossos dados e serviços”, explicou Gustavo Mendes Guimarães, gerente da divisão de governança de tecnologia e cibersegurança do CREA-MG.
A agência passou a ter visibilidade centralizada, tempos de resposta mais rápidos e uma redução significativa na complexidade.
"Em pouco tempo de uso, já vemos uma nítida mudança. A nova infraestrutura, que atualmente suporta 66 servidores Lenovo com Nutanix, além de máquinas de telefonia, oferece ao Conselho a confiança para hospedar novas demandas e projetos que antes eram inviáveis”, explica Marcelo Campanha, coordenador do setor de infraestrutura do CREA-MG.
Agora, o órgão segue para as etapas finais de migração das cargas de trabalho operacionais.
Com base nesse sucesso, o CREA-MG já está planejando novos projetos de modernização de TI, incluindo a implementação de novos sistemas de inteligência de negócios para gerar insights acionáveis de forma mais rápida, atualizações de domínio para melhorar a segurança e a estabilidade e a migração para a versão mais recente do Microsoft Windows Server.
Criado em 1934, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) é a autarquia federal responsável por fiscalizar, orientar e valorizar o exercício profissional das áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências, Meteorologia e profissões tecnológicas no estado de Minas Gerais.
Vinculado ao Sistema Confea/Crea, o CREA-MG atua para garantir que as atividades técnicas sejam realizadas por profissionais legalmente habilitados, assegurando a segurança, a qualidade e o bem-estar da sociedade.
Em atuação desde 2002, a Altasnet é uma integradora brasileira de tecnologia da informação sediada em Belo Horizonte, que atende tanto empresas privadas quanto órgãos públicos.
A companhia oferece soluções e serviços de TI consultivos e especializados, com foco em cibersegurança, redes corporativas, infraestrutura de data center e nuvem, automação de processos digitais e suporte técnico 24×7.
