Foto: Depositphotos
A Yduqs, grupo de educação e tecnologia que reúne as marcas Estácio, Ibmec e Wyden, adotou as soluções da Blip, uma das maiores empresas no segmento de sistemas de mensagens e chatbot do Brasil, e da Skeps, business-tech também atuante no setor.
Com a combinação das ferramentas, a companhia implementou a ferramenta Click to WhatsApp, formato de anúncio que direciona o usuário do Google diretamente para uma conversa no aplicativo de mensagens, que é um dos canais prioritários de atendimento aos alunos.
A partir da jornada 100% conversacional via WhatsApp, o grupo teve o histórico de interações com o cliente mapeado, agilizando processos e escalando a operação de forma mais rápida.
Com o projeto, a Yduqs registrou 49 mil novas inscrições de matrículas no canal em um único semestre, volume 85% superior ao registrado no canal no mesmo período do ciclo anterior.
Além disso, houve uma redução de 25% no custo por inscrição dentro da plataforma. Adicionalmente, 70% das matrículas totais do período contaram com alguma interação via WhatsApp, reforçando o canal como motor de crescimento e vendas para o grupo.
O contato inteligente também resultou em uma baixa de 45% no transbordo para o atendimento humano, liberando o time da Yduqs para atuações mais estratégicas.
“Nosso foco é o aprimoramento constante da jornada do aluno, tornando-a cada vez mais ágil e integrada. Com essa nova etapa da nossa estratégia digital, conseguimos reduzir atritos e encurtar o caminho até a matrícula, oferecendo uma experiência personalizada que acompanha o comportamento do nosso público no WhatsApp", afirma Ana Luzia Lima, diretora de captação do grupo Yduqs.
A Yduqs é uma das maiores holdings brasileiras de educação superior e tecnologia, com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil.
Fundada em 1970 e listada na B3, a companhia oferece ensino presencial, semipresencial e a distância (EAD) para centenas de milhares de alunos por meio de um ecossistema que inclui marcas como Estácio, sua principal bandeira de graduação e pós-graduação; Ibmec, instituição focada em negócios, direito e engenharia; e Wyden, com atuação regional e presença em diversos cursos superiores.
Fundada em 1999, a Blip conta com 1,7 mil funcionários e cerca de 3,7 mil clientes em mais de 32 países. Entre eles, estão Dell, General Motors, Hotmart, Mercado Pago, Via Laser Serviços, XP Investimentos, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro, Nestlé, Hermes Pardini e BMG.
Natural de Minas Gerais, a empresa já levantou mais de US$ 170 milhões do fundo de private equity Warburg Pincus entre rodadas série A e B.
Criada em 2018, a Skeps é pioneira em estratégias conversacionais, especializada em dados, chatbots e softwares baseados em IA.
A companhia já desenvolveu mais de 1 mil projetos para mais de 400 marcas nos últimos seis anos. Entre seus clientes, estão empresas como Veloe, Camicado, Renner e Medley.
