NÚMEROS

Itaú acelera implantações em 35%

Em 2025, o banco aumentou em 84% o volume de projetos com IA generativa.

12 de fevereiro de 2026 - 16:13
Fábio Napoli, diretor de tecnologia e produtos do Itaú Unibanco. Foto: divulgação.

Fábio Napoli, diretor de tecnologia e produtos do Itaú Unibanco. Foto: divulgação.

O Itaú Unibanco, considerado o maior banco do Brasil em ativos totais e valor de mercado, registrou em 2025 uma evolução de 35% no indicador de velocidade de implantações tecnológicas em comparação ao ano anterior.

Além disso, a instituição obteve um aumento de 84% no volume de iniciativas de IA generativa em uso e de 34% no número de modelos de machine learning tradicional.

Segundo Fábio Napoli, diretor de tecnologia e produtos do Itaú Unibanco, esse avanço é resultado direto da agenda de modernização do banco, apoiada por uma engenharia moderna, processos maduros e um trabalho cada vez mais integrado entre tecnologia e negócios. 

“Essa combinação nos permite desenvolver novas funcionalidades, ajustar sistemas e escalar soluções com muito mais agilidade, sempre preservando qualidade, estabilidade e segurança. Aumentar a velocidade de implantações significa evoluir nossa capacidade de transformar rapidamente ideias em melhorias reais para os clientes”, afirma Napoli.

Em comparação com 2018, período que precedeu um grande movimento de transformação digital, o banco já alcançou redução de 99% nos incidentes de alto impacto na experiência dos clientes, aumento de 2.606% no volume de implantações de mudanças e atualizações tecnológicas e redução de 45% no custo de transações únicas.

Entre as principais soluções de IA generativa conversacional voltadas ao público, estão o Pix no WhatsApp, disponível para 100% dos clientes, a Inteligência de Investimentos, que apoia decisões financeiras personalizadas, e o Itaú Emps, solução voltada a empreendedores.

“Nossa metodologia de trabalho permite que a inovação aconteça de forma consistente, segura e responsável. Assim, ampliamos a capacidade de entregar experiências cada vez mais relevantes e personalizadas’, reforça Carlos Eduardo Mazzei, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco.

De acordo com a instituição, além de impulsionar a experiência do usuário, os investimentos em IA também contribuem para o reforço das camadas de segurança digital, apoiando a prevenção a fraudes, proteção de dados e a resiliência das operações. 

O Itaú Unibanco é a maior instituição financeira do Brasil e da América Latina. O banco atua em 18 países, com foco principal na região, mas também possui operações na Europa, Estados Unidos e Ásia. 

Em 2025, a instituição lucrou R$ 46,8 bilhões, um crescimento de 13,1% em relação ao ano anterior, ultrapassando a marca de 100,3 milhões de clientes. A companhia conta com 82.693 colaboradores e quase 3 mil agências.