
Danilo Zimmermann, diretor-geral de tecnologia e transformação digital da Dasa. Foto: divulgação.
A Dasa, líder em medicina diagnóstica na América Latina, acaba de firmar um acordo de coinovação de cinco anos com o Google Cloud para intensificar o uso de inteligência artificial e análise de dados na companhia.
Com base nas duas tecnologias, o acordo prevê três principais frentes de trabalho: atendimento mais assertivo e fluido, cuidado personalizado e preventivo e excelência na decisão clínica.
No atendimento, o objetivo é que as soluções do Google Cloud permitam à Dasa melhorar a experiência da procura por especialistas de saúde, trazendo filtros mais personalizados para cada necessidade específica.
Outro objetivo é reduzir o tempo gasto entre a recepção e o pronto atendimento com um check-in facilitado, bem como utilizar ferramentas do Google Cloud no aprimoramento do uso de bots.
Na frente relacionada ao cuidado, a ideia é obter maior capacidade computacional e poder de insights para a medicina preventiva, possibilitando tratamentos mais precoces.
Em 2021, por exemplo, a Dasa identificou que 2,8 milhões de mulheres haviam deixado de realizar exames de rastreio ou diagnóstico de câncer de mama. Depois de alertas do Nav, assistente de saúde digital da companhia, mais de 300 mil delas realizaram os exames.
Na terceira frente, das decisões clínicas, haverá suporte da nuvem do Google na infraestrutura do Nav e Nav Pro, usado por mais de 5,5 milhões de pacientes e 34,5 mil médicos.
Com isso, a empresa espera melhorar a experiência e o poder computacional em conjunto com uma melhor integração com os dados do data lake da rede, viabilizando que paciente e profissional de saúde tenham acesso ao histórico médico e de exames, permitindo recomendações mais personalizadas.
Segundo a Dasa, seu data lake é o maior do segmento privado de saúde das Américas, com mais de 6,8 bilhões de dados, 60% interoperáveis.
“A nossa associação com o Google Cloud amplia o leque de possibilidades de utilização desses dados, ganhando mais eficiência. É um projeto que está completamente alinhado à construção de uma experiência digital em saúde, o que é diferente de se falar, apenas, da digitalização da saúde”, pondera Danilo Zimmermann, diretor-geral de tecnologia e transformação digital da Dasa.
A relação entre a Dasa e o Google Cloud teve início em 2019, quando a empresa de saúde decidiu construir o seu data lake na nuvem da gigante americana.
Agora, o novo acordo é o primeiro de longo prazo do Google Cloud com uma empresa do setor da saúde no país. Em agosto de 2022, uma parceria parecida havia sido firmada com a varejista Americanas.
A Dasa foi fundada em 1999 e é líder em medicina diagnóstica no Brasil e na América Latina, sendo a quinta maior do setor no mundo. A companhia conta com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, atendendo anualmente mais de 20 milhões de pessoas.
Ao todo, conta com 15 hospitais referências e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de mil unidades no Brasil.