ECOSSISTEMA

Google: projeto foca diversidade em fundos

DEI Fuel Kit quer aumentar a participação de mulheres e minorias no mundo das startups.

27 de outubro de 2023 - 12:27
André Barrence, diretor do Google for Startups na América Latina (Foto: LinkedIn)

André Barrence, diretor do Google for Startups na América Latina (Foto: LinkedIn)

O Google acaba de criar o DEI Fuel Kit, iniciativa voltada para o incentivo à diversidade, equidade e inclusão em fundos de capital de risco, no Brasil.

Em sua primeira etapa, o projeto tem como objetivo orientar os profissionais da área a entender melhor como as startups aplicam os valores diversidade, equidade e inclusão em suas empresas através de um guia.

"Ainda existe muita homogeneidade no ecossistema de inovação, seja entre fundadores ou tomadores de decisão, como os sócios de Venture Capital. Por causa disso, entendemos que precisam existir esforços para que esse mercado se pareça, cada dia mais, com a nossa sociedade", revela André Barrence, diretor do Google for Startups na América Latina. 

A iniciativa foi inspirada pelo Relatório de Equidade Latam, elaborado pelo Diversity VC com apoio do Google for Startups. 

O estudo que proporciona uma análise demográfica e das práticas e perspectivas do ecossistema de fundos de capital de risco na América Latina identificou que menos de 10% dos ativos financeiros da região são investidos em negócios em que o fundador pertence a alguma minoria.

Paralelamente, 57% da população latino-americana é formada por indígenas e seus descendentes. Do total, apenas 35% se identifica como branco ou europeu.

Apesar disso, 66% dos sócios dos fundos de capital entrevistados se identificam como brancos, europeus, ou descendentes desses.

Ainda, somente 36% dos fundos entrevistados pelo relatório dizem investir em iniciativas de mulheres.

Há cinco anos no Brasil, o Google for Startups busca desenvolver e acelerar o ecossistema de inovação no país.

Em 2016, a divisão inaugurou um campus em São Paulo com o intuito de ser um espaço onde empreendedores pudessem se conectar com o melhor do Google e, a partir disso, criar e implementar projetos que ajudassem a reinventar a forma como hoje se relacionam e desempenham tarefas cotidianas.

Já o Diversity VC foi criado em 2016, na Inglaterra, com a missão de se tornar referência global para as melhores práticas de diversidade, equidade e inclusão na indústria de venture capital. A empresa trabalha nas frentes de networking, ferramentas, talento e dados.

Entre seus patrocinadores e parceiros estão Morgan Stanley, AWS, BVCA, Cooley, One Tech e Level 20.