PERDA

Morre Luiz André Barroso

Brasileiro era um dos principais nomes globais da Google.

25 de setembro de 2023 - 11:05
Luiz André Barroso. Foto: Reprodução

Luiz André Barroso. Foto: Reprodução

Luiz André Barroso, brasileiro que foi um dos principais responsáveis por desenvolver a tecnologia por trás da rede mundial de centros de dados da Google, morreu aos 59 anos no último dia 15 de setembro.

A informação foi divulgada recentemente por meio de Sundar Pichai, CEO da Google, no X (ex-Twitter).

"Insuportavelmente triste por perder Luiz. Ele esteve por trás de muitas das conquistas técnicas da Google, escrevendo o livro sobre nossos data centers, liderando o projeto de nossa infraestrutura de computação e muito mais. [...] Sentirei falta dos nossos bate-papos sobre natureza, música e futebol, principalmente Brasil e Barcelona. RIP meu amigo", escreveu Pichai.

Conforme o Uol, Barroso foi contratado em 2001 para trabalhar com engenharia de software na Google e foi responsável por criar e personalizar os grandes centros de dados que fazem e-mail, buscas e mapas rodarem rapidamente na empresa.

A mudança de estratégia envolveu repensar todos os aspectos desses projetos, desde o prédio em si, dos equipamentos de ar-condicionado, distribuição e conversão de eletricidade, projeto do hardware dos servidores, arquitetura do software e algoritmos.

Nos últimos anos, Barroso virou um fellow, nível mais alto de um funcionário na Google, e trabalhou na elaboração de chips de IA e serviços de mapeamento, além de ajudar na criação da tecnologia de rastreio de contato durante a pandemia de Covid-19.

Neste ano, passou a fazer parte do conselho administrativo da Stone.

Há dois anos, quando atuava como vice-presidente de Engenharia da Google,  o executivo recebeu o Eckert-Mauchly Award, oferecido pela IEEE Computer Society e pela ACM (Association for Computing Machinery), em reconhecimento ao seu pioneirismo no desenvolvimento de data centers.

O profissional é o primeiro brasileiro a receber o prêmio, concedido desde 1979 e considerado o maior reconhecimento de arquitetura de computadores do mundo.

Em 2009, Barroso lançou o livro The Datacenter as a Computer, que virou referência e já está em sua terceira edição. 

O executivo é amplamente reconhecido como o principal arquiteto do design de data centers de ultra-escala, que contêm centenas de milhares de servidores e milhões de unidades de disco. 

De 1983 a 1989, Barroso fez graduação e mestrado em Engenharia Elétrica no Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). 

Com o início do doutorado, na University of Southern California, se mudou definitivamente para os Estados Unidos, onde passou por empresas como a Compaq antes de ser contratado pela Google.

Nos seus quase 30 anos de carreira, Barroso acumulou mais de 17 mil citações em artigos científicos, 23 patentes, 38 publicações e 39 apresentações em eventos da área. 

Barroso deixa a esposa, a cantora Catherine Warner.