Robinho Jr. e o presidente do Santos, Marcelo Teixeira - Foto: Site SFC
O Santos, um dos maiores clubes de futebol do mundo, anunciou uma parceria com a Footbao para captação de talentos por meio da solução de inteligência artificial (IA) da startup suíça.
O intuito do clube é ampliar a escala de descoberta de novas promessas por meio da plataforma, já que ela permite que atletas de qualquer lugar do mundo enviem seus vídeos para análise, sem depender exclusivamente de observações presenciais.
O scout do clube poderá utilizar as ferramentas digitais da solução para triagem e avaliação, com base em dados e recursos de IA, mantendo a autonomia nas decisões de escolha dos atletas.
"Por meio desta parceria, temos a oportunidade de agregar uma ferramenta digital muito inovadora, que tem se mostrado altamente eficaz na identificação de meninos e meninas com talento. Vamos incorporar essa plataforma ao clube sem alterar nossas diretrizes internas de seleção, para expandir nossa busca por atletas em todo o território brasileiro", afirma Marcelo Teixeira, presidente do Santos.
A startup desenvolveu na Suíça um sistema proprietário de inteligência artificial e machine learning, que transforma imagens de vídeo em dados estatísticos.
A plataforma da Footbao funciona como uma espécie de rede social à la TikTok. Por meio de peneiras digitais, jovens atletas criam perfis e postam vídeos de suas jogadas, como dribles, gols e defesas, nos quais algoritmos analisam padrões técnicos, como precisão de passe, velocidade e visão de jogo, gerando um "score" para cada atleta.
O sistema realiza um mapeamento biomecânico por meio de visão computacional e rastreamento, além de algoritmos de performance, somados a recursos de gamificação e crowdsourcing, priorizando os vídeos mais votados pela comunidade da rede.
Segundo a empresa, a tecnologia consegue separar o jogador do fundo e identificar se ele está em um campo profissional, em uma quadra de futsal ou em um terrão, além de detectar se os vídeos foram editados ou acelerados artificialmente para enganar os olheiros.
Ao final, a solução entrega um dashboard de recrutamento, com relatórios técnicos escritos automaticamente sobre os pontos fortes e fracos do jogador, para análise e leitura do treinador e do scout do clube.
A Footbao mantém parceria com o U.S. Lecce, da Itália, e com o Spezia Calcio, também italiano. Em setembro, a empresa realizou a primeira transferência internacional mediada pela IA da plataforma, com o jogador Leonardo Vanzuita Veiga, de 18 anos.
No Brasil, jovens como Samuel, de 12 anos, e Glória Gasparini, de 16 anos, conseguiram contratos com Flamengo e Corinthians, respectivamente, após serem descobertos no aplicativo.
Além do Santos, a startup mantém parceria com Goiás, Avaí, Paraná Clube, Ypiranga, do Rio Grande do Sul, e São Cristóvão, do Rio de Janeiro, além de acordos com diversas escolinhas de futebol, principalmente em São Paulo.
O projeto do Santos com a Footbao contempla a busca por novas promessas para a base masculina e feminina, em um acordo com duração inicial de dois anos, válido até novembro de 2027, com possibilidade de renovação.
