Foto: Divulgação
O Vasco da Gama escolheu a tecnologia da Arquiba, sportech especializada no engajamento de torcedores de futebol parte do ecossistema do Lance!, para transformar a maneira como o clube carioca se conecta aos fãs.
O projeto contou com a criação de um novo aplicativo dedicado a uma experiência imersiva e gamificada.
Na plataforma, os vascaínos poderão registrar todos os jogos que já assistiram no estádio, interagir entre si, competir em rankings, conquistar medalhas e acesso às informações sobre a arena.
Todo o histórico do torcedor é salvo no perfil do usuário com suas estatísticas, como o número de jogos e estádios visitados.
Para o Vasco, a aliança é um passo fundamental na estratégia de digitalização e valorização de sua torcida.
“Para nós, a parceria representa mais um avanço importante na construção do ecossistema digital que estamos desenvolvendo no Vasco. A integração com o Arquiba reforça nossa visão de oferecer ao torcedor experiências cada vez mais completas, inteligentes e conectadas. Não se trata apenas de tecnologia, mas de reconhecer, de forma concreta, a presença e a dedicação do vascaíno em cada jogo. Estamos criando novas formas de valorizar esse vínculo e de aproximar ainda mais o clube da sua torcida”, declara Carlos Amodeo, CEO da Vasco SAF.
Fundado em 1898, o Vasco da Gama é um dos clubes mais tradicionais e influentes do futebol brasileiro.
Criado em 2022, o Arquiba é um aplicativo disponível para as plataformas iOS e Android que permite aos usuários realizar check-ins em partidas e estádios ao redor do mundo, acumular pontos, desbloquear medalhas, acompanhar rankings de fãs, compartilhar fotos e vídeos e visualizar estatísticas pessoais.
Por meio de gamificação, geolocalização e inteligência artificial, a solução transforma o comportamento do torcedor em dados, fornecendo informações sobre hábitos e percepções para o desenvolvimento de novas funcionalidades.
A plataforma também conta com uma API interna que permite a conexão de clubes aos dados do Arquiba, com o objetivo de ampliar o relacionamento com os torcedores.
O app já conta com mais de 10 mil usuários ativos por mês e mais de 180 mil check-ins registrados em 2 mil estádios diferentes.
Em junho deste ano, foi adquirida pelo Lance!, uma das marcas pioneiras do jornalismo esportivo brasileiro que, há mais de 28 anos, acompanha a paixão nacional pelo esporte.
O grupo se consolida como uma plataforma digital content-based, conectando mensalmente mais de 25 milhões de torcedores em todo o país.
